TCR SA celebra presença do Mundial da categoria na região e espera etapa no Brasil “logo”
Em novo formato, o WTCR deu lugar do TCR World Tour, com o grid competindo em etapas de campeonatos de TCR ao redor do mundo
Fazendo um balanço da temporada 2023 até aqui, a organização do TCR South America celebrou o fato de a categoria ter selecionado duas etapas do campeonato para integrar o calendário do TCR World Tour, primeiro e importante passo para a conquista do Mundial de TCR.
Essa é a principal novidade do mundo do TCR para 2023. O WTCR, um campeonato com etapas próprias, deixa de existir para dar lugar do TCR World Tour, um campeonato ‘montado’, utilizando corridas de outros TCRs ao redor do mundo.
Diferentemente do WTCR, o World Tour não consagra um campeão no final da temporada, e sim classifica os 15 melhores para o TCR World Finals, que acontecerá no início de 2024, e que dará o título de Campeão Mundial de TCR.
Além destes, outros 45 são classificados para o World Finals através do TCR World Ranking, que analisa a performance de todos os pilotos de todos os campeonatos de TCR ao redor do mundo, atribuindo pontos aos resultados apresentados.
Para a edição inaugural do TCR World Tour, foram selecionadas nove etapas ao redor do mundo, de categorias como o TCR Europa, TCR Itália e TCR Austrália. A lista inclui também duas provas do TCR South America: El Pinar, no Uruguai, e Villa Mercedes, na Argentina, ambas no final de agosto.
Em entrevista ao Motorsport.com, o promotor do TCR South America, Maurício Slaviero, ressaltou a importância de o World Tour correr na América do Sul.
“É extremamente importante, e reforça ainda mais a importância da nossa categoria. Hoje o TCR South America é um campeonato que atrai a atenção do mundo todo. É um campeonato que inclusive vem surpreendendo pelo crescimento”.
“É muito difícil que um campeonato chegue ao tamanho que ele está hoje em apenas três anos. Então isso foi um dos motivos que fortaleceu a realização de duas etapas do Mundial aqui”.
“E eu acho que é a primeira vez que teremos duas etapas do Mundial aqui na região dentro de um campeonato da região. Então é um negócio muito novo, ainda está no primeiro ano. Isso dá a oportunidade às equipes e pilotos da América do Sul a correrem duas etapas do Mundial sem sair de casa”.
“E as equipes de fora estão animadas para vir, porque todo mundo gosta da Argentina, do Uruguai, do Brasil”.
Slaviero revelou que o acordo com o TCR é plurianual, e falou sobre as expectativas de realizar uma destas etapas em solo brasileiro no futuro.
“É o primeiro ano nesse formato do World Tour, mas temos certeza do crescimento. Temos um contrato de três anos para essas etapas, e esperamos que logo tenhamos uma no Brasil”.
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.