Recomendado para você

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Porsche insiste que decisão sobre WEC e IMSA ainda não foi tomada; Peugeout confirma saída de Vandoorne

Comentários do chefe da Porsche Motorsport vem em meio a rumores sobre cortes, alegando que "é muito cedo" para isso

#6 Porsche Penske Motorsport Porsche 963: Kevin Estre, Laurens Vanthoor, Matt Campell

A Porsche está insistindo que nenhuma decisão foi tomada diante das especulações de que poderia abandonar sua campanha no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) ou na IMSA para a próxima temporada.

Leia também:

Thomas Laudenbach, chefe da Porsche Motorsport, recusou-se a comentar sobre uma possível redução em seu programa de fábrica com os 963 LMDhs pilotados pela Penske na WEC Hypercar e na IMSA GTP para 2026.

"Não estou comentando sobre isso porque a decisão não foi tomada. É muito cedo", disse ele. "Faremos [um anúncio] quando chegar a hora". Porém, ele admitiu que este é "um período difícil para a marca". 

As vendas da Porsche estão em baixa devido à introdução de tarifas de importação nos EUA e à queda da demanda na China. Em julho, o CEO da empresa, Oliver Blume, anunciou um plano para reduzir a força de trabalho em 10% antes de 2029, enquanto delineava um futuro no qual as vendas da Porsche atingiriam o pico de 250.000 unidades, em vez das mais de 300.000 de 2024.

Na semana passada, uma queda no preço das ações da Porsche no mercado de ações alemão fez com que a marca de propriedade da Volkswagen saísse do chamado índice DAX de empresas de primeira linha.

Podium: Race winner #6 Porsche Penske Motorsport Porsche 963: Kevin Estre, Laurens Vanthoor, Matt Campell

Pódio: Vencedor da corrida #6 Porsche Penske Motorsport Porsche 963: Kevin Estre, Laurens Vanthoor, Matt Campell

Foto de: Andreas Beil

Mas Laudenbach disse que as decisões relativas ao futuro do programa LMDh não se baseariam apenas em considerações financeiras.

"Há muitas influências e é exatamente por isso que não posso fazer comentários no momento", explicou.

Ele admitiu a insatisfação com o WEC, afirmando: "Acho que há coisas que podemos melhorar na categoria. Estamos tendo um diálogo muito bom, mas a única coisa que eu diria neste estágio é que, com certeza, precisamos melhorar". 

Laudenbach fez uma referência velada ao Balance of Performance (BoP) este ano, quando a Porsche tenta defender o título de pilotos da classe Hypercar conquistado por Kevin Estre, Laurens Vanthoor e Andre Lotterer em 2024, ao dizer que "vimos muitos resultados que são questionáveis".

Ele acrescentou que "não queria entrar em detalhes", mas destacou a corrida quase perfeita desfrutada pelo Porsche Penske Motorsport nº 6, compartilhado por Estre, Vanthoor e Matt Campbell, no caminho para o segundo lugar na rodada do WEC das 24 Horas de Le Mans em junho.

"O segundo lugar não é ruim quando se olha para a concorrência, mas, por outro lado, foi ruim porque o carro #6 esteve perto do que eu chamaria de uma corrida perfeita", explicou. "Falando francamente, o #6 deveria ter vencido a corrida".

 Podium: Race winner #83 AF Corse Ferrari 499P: Robert Kubica, Yifei Ye, Philip Hanson, second place #6 Porsche Penske Motorsport Porsche 963: Kevin Estre, Laurens Vanthoor, Matt Campbell, third place #51 Ferrari AF Corse Ferrari 499P: Alessandro Pier Guidi, James Calado, Antonio Giovinazzi

Pódio: Vencedor da corrida #83 AF Corse Ferrari 499P: Robert Kubica, Yifei Ye, Philip Hanson, segundo lugar #6 Porsche Penske Motorsport Porsche 963: Kevin Estre, Laurens Vanthoor, Matt Campbell, terceiro lugar #51 Ferrari AF Corse Ferrari 499P: Alessandro Pier Guidi, James Calado, Antonio Giovinazzi

Foto de: Alexander Trienitz

O carro nº 6 sofreu apenas um atraso devido a um furo lento no início da corrida, enquanto a Ferrari 499P Le Mans Hypercar vencedora e o carro de fábrica da marca italiano, terceiro colocado, sofreram vários atrasos.

Estre disse após a corrida que a margem de 14s pela qual a Ferrari venceu era enganosa: "Parece apertado no papel, mas isso é porque eles cometeram muitos erros - não estou fingindo que estávamos na briga pela vitória".

Laudenbach se recusou a fazer comparações sobre os méritos relativos do WEC e da IMSA, na qual a Porsche está no caminho certo para manter seus títulos de pilotos e equipes em 2025.

"Há muitas diferenças entre essas categorias - formatos diferentes, concorrentes diferentes - para comparar", afirmou.

A Porsche está na terceira temporada de seus programas Hypercar e GTP: ela começou a correr com o 963 com a Penske ao mesmo tempo no início das temporadas de 2023 do WEC e do IMSA.

Peugeout confirma Pourchaire na vaga de Vandoorne na WEC

Já a Peugeout, como noticiado pelo Motorsport.com, confirmou que Stoffel Vandoorne sairá da equipe da marca no WEC antes da corrida no Bahrein, última da temporada, após dois anos como titular. Theo Pourchaire, campeão da Fórmula 2 em 2023, assumirá a vaga do ex-F1 no carro #94, ao lado de Loic Duval e Malthe Jakobsen

Vandoorne está sem contrato após Fuji e o diretor técnico da Peugeot Sport, Olivier Jansonnie, sugeriu na etapa de Austin que pode haver mudanças na formação de pilotos de um dos dois carros 9X8 Hypercar de 2024 no Bahrein, “pensando no futuro”. Tudo indica que Vandoornr se juntará à estreante Genesis no próximo ano.

Além disso, a Peugeot já anunciou que Nick Cassidy se juntará à equipe de Hypercarros em 2026, mas não há planos para que ele corra neste ano.

McLAREN SE SABOTARÁ? BORTOLETO e MAX brilham. DRUGO NA ALPINE? Ferrari e RAFA CÂMARA! Tiago Mendonça

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior WEC: Ingressos para etapa brasileira 2026 têm setores esgotados em tempo recorde
Próximo artigo Shell lança miniaturas de carros de F1 e WEC da Ferrari controlados por celular

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros