WEC: Kobayashi coloca Toyota na pole em Spa; Fraga sai na frente pela LMGTE AM
Japonês conquistou nesta sexta-feira a pole position para a corrida de seis horas na Bélgica, a primeira com hipercarro

Kamui Kobayashi, que divide o carro #7 da Toyota com Mike Conway e Jose Maria Lopez, estabeleceu o tempo de 2min00s747 na sessão de classificação da nova era dos hipercarros do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Ele foi meio segundo mais rápido que seu companheiro de equipe, Kazuki Nakajima no carro #8.
Durante a sessão de classificação fria, mas seca, Filipe Albuquerque da United Autosports confirmou o seu ritmo, provando ser o melhor da LMP2, garantindo a pole na classe e o terceiro no geral.
O terceiro e último carro da classe Hypercar, o Alpine A480-Gibson LMP1, ficou em quarto lugar, nas mãos de Nicolas Lapierre. O brasileiro André Negrão faz parte do time com outro francês, Matthieu Vaxiviere.
Daniel Serra, que faz dupla com o espanhol Miguel Molina, levou sua Ferrari 488 GTE EVO para o segundo lugar do grid na LMGTE PRO. A pole ficou com o Porsche de Kevin Estre e Neel Jani.
O Brasil sairá na frente na LMGTE AM, com Felipe Fraga, que faz trio com Ben Keating e Dylan Pereira. Augusto Farfus e Marcos Gomes, que dividem o Aston Martin #98 com Paul Dalla Lana, sairão na segunda posição na classe.
Confira o grid de largada:
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 0 | 2'00.747 | 208.820 | ||||
2 | 8 | Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 0 | 2'01.266 | 0.519 | 207.926 | |||
3 | 22 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'02.404 | 1.657 | 205.993 | |||
4 | 36 | Alpine A480 | HYPERCAR | 0 | 2'02.652 | 1.905 | 205.576 | |||
5 | 26 | Franco Colapinto |
Aurus 01 | LMP2 | 0 | 2'02.984 | 2.237 | 205.021 | ||
6 | 29 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'03.435 | 2.688 | 204.272 | |||
7 | 70 | Esteban Garcia |
Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'03.475 | 2.728 | 204.206 | ||
8 | 25 | Rui Andrade |
Aurus 01 | LMP2 | 0 | 2'03.485 | 2.738 | 204.189 | ||
9 | 28 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'03.516 | 2.769 | 204.138 | |||
10 | 38 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'03.625 | 2.878 | 203.958 | |||
11 | 21 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'03.816 | 3.069 | 203.644 | |||
12 | 24 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'03.869 | 3.122 | 203.556 | |||
13 | 31 | Charles Milesi |
Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'03.915 | 3.168 | 203.481 | ||
14 | 34 | Jakub Smiechowski |
Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'04.207 | 3.460 | 203.003 | ||
15 | 1 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'05.284 | 4.537 | 201.257 | |||
16 | 20 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 2'05.522 | 4.775 | 200.876 | |||
17 | 44 | Thomas Jackson Darren Burke |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 0 | 2'07.051 | 6.304 | 198.458 | ||
18 | 92 | Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 0 | 2'11.219 | 10.472 | 192.155 | |||
19 | 52 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 0 | 2'12.351 | 11.604 | 190.511 | |||
20 | 91 | Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 0 | 2'12.370 | 11.623 | 190.484 | |||
21 | 51 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 0 | 2'12.443 | 11.696 | 190.379 | |||
22 | 63 | Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE PRO | 0 | 2'13.106 | 12.359 | 189.430 | |||
23 | 33 | Dylan Pereira |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 0 | 2'14.660 | 13.913 | 187.244 | ||
24 | 98 | Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 0 | 2'15.615 | 14.868 | 185.926 | |||
25 | 88 | Andrew Haryanto |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 0 | 2'16.319 | 15.572 | 184.966 | ||
26 | 54 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 0 | 2'16.367 | 15.620 | 184.901 | |||
27 | 83 | Alessio Rovera |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 0 | 2'17.560 | 16.813 | 183.297 | ||
28 | 47 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 0 | 2'17.719 | 16.972 | 183.085 | |||
29 | 85 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 0 | 2'18.452 | 17.705 | 182.116 | |||
30 | 86 | Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 0 | 2'18.813 | 18.066 | 181.642 | |||
31 | 60 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 0 | 2'20.356 | 19.609 | 179.646 | |||
32 | 56 | Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 0 | ||||||
33 | 77 | Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 0 |
F1 2021: BRIGA de 'gato e rato' entre Mercedes e Red Bull nos treinos em Portugal | SEXTA-LIVRE
PODCAST: TELEMETRIA: Tudo sobre GP de Portugal e as mudanças no calendário com Rico Penteado
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.