Recomendado para você

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026
F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri

F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri
F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"
Enzo Fittipaldi disputa temporada 2026 da Indy NXT pela HMD Motorsports

Enzo Fittipaldi disputa temporada 2026 da Indy NXT pela HMD Motorsports

Indy Lights
Indy Lights
Enzo Fittipaldi disputa temporada 2026 da Indy NXT pela HMD Motorsports
F1: Di Grassi vê Massa como "campeão moral" de 2008, mas tem receios sobre precedentes do processo

F1: Di Grassi vê Massa como "campeão moral" de 2008, mas tem receios sobre precedentes do processo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Di Grassi vê Massa como "campeão moral" de 2008, mas tem receios sobre precedentes do processo
F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda

F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda
Últimas notícias

Sainz se preocupa com falta de experiência da Mini com X-raid

Em projeto novo para rali de 2019, espanhol diz que confiabilidade será grande desafio ao lado de terreno traiçoeiro no Peru

Carlos Sainz, Lucas Cruz, MINI John Cooper Works Buggy, X-raid MINI JCW Team

Vencedor do Dakar de 2019 com a Peugeot, Carlos Sainz Sr disse que a falta de experiência no Dakar com seu buggy o deixa com preocupações de confiabilidade antes do evento de 2019.

Sainz disse que o desenvolvimento do X-raid pela Mini foi "enorme" desde que ele o testou em junho, mas admitiu que o time ainda tem menos experiência do que a Toyota – que deve ser sua principal rival em 2019.

"Eu diria que temos todas as chances", disse Sainz, que também testou a Hilux, da Toyota, antes de ingressar na X-raid. "Lucas [Cruz, co-piloto] e eu estamos felizes desde que nos unimos e entramos neste novo projeto para competir com o Mini Buggy”.

"Desde o primeiro teste no Marrocos em junho até agora a evolução do carro tem sido enorme. Mas temos que ter em mente que é um carro muito novo para os ataques, pois fez sua estreia no Dakar do ano passado. Isso significa que não tem anos de desenvolvimento como o Toyota ou o Mini de tração nas quatro rodas.”

"Isso, quer você goste ou não, é uma das coisas que me preocupam – confiabilidade. Não por falta de trabalho, mas por falta de experiência para o carro em competição."

Sainz acrescentou que, embora o evento deste ano seja mais curto (o Dakar acontecerá exclusivamente no Peru e terá cinco dias a menos de competição em 2019 comparado a 2018), ele espera que seja tão duro quanto as edições anteriores.

"Espero um Dakar intenso e complicado", disse ele. "Mesmo que seja mais curto, a porcentagem de dunas é muito próxima de 100%, então um estágio de 300 km nos levará em torno de cinco horas, com uma armadilha a cada minuto e um enorme estresse em todas as fases.”

"O estresse este ano vai ser maior e a quantidade de acidentes será maior também. Todos os dias, a cada quilômetro, as coisas vão acontecer. Até o último quilômetro e até o final, você não poderá relaxar.”

"Se você tem uma vantagem de 20 minutos no último dia e há dunas à frente, não pode ficar relaxado. Pode haver muitas surpresas. No ano passado, vimos como foi difícil o Peru nos primeiros cinco dias, quando apenas dois pilotos ficaram na disputa pela vitória."

Sainz se juntará no X-Raid a Cyril Despres e Stephane Peterhansel, que também fizeram parte do time do Dakar da Peugeot em 2018, além de Nani Roma.

Carlos Sainz, X-raid MINI JCW Team

Carlos Sainz, X-raid MINI JCW Team

Photo by: X-Raid Team

Artigo anterior Ex-mecânico de Sainz, Steiner elogia bicampeão de rali
Próximo artigo Conheça a rota do Dakar 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros