Alonso: F1 2017 só será boa com pneus mais duráveis
Para bicampeão do mundo, inconsistência atual dos compostos não pode se repetir sob o regulamento do ano que vem
Após testar pela primeira vez o carro de 2017 no simulador da McLaren, Fernando Alonso foi bem cético. Na contramão de outros pilotos que ficaram felizes com a maior aderência dos carros, Fernando alertou para a possível falta de durabilidade dos pneus.
"Obviamente, o carro é mais rápido", disse ele quando perguntado pelo Motorsport.com sobre sua experiência no simulador.
"Ele tem mais aderência vinda das melhorias aerodinâmicas, vinda dos pneus, mas tudo é uma suposição no momento – especialmente com os pneus. E mais ainda para a nossa equipe, porque nunca andamos com os pneus.”
"Então, acho que nós precisamos ser muito calmos sobre as perspectivas do próximo ano. Vamos tentar chegar ao teste e ver como os pneus irão. Este é provavelmente o maior ponto de interrogação.”
"É porque neste ano, no Q2 ou Q3, se você põe o pneu supermacio, cinco quilos de combustível e vai buscar tempo, tem uma sensação fantástica no primeiro setor.”
"Mas, em seguida, na segunda volta, você é três segundos mais lento - e é isso que nós não gostamos.”
"Para o próximo ano, eu não me importo se iremos cinco segundos mais rápido na primeira volta e três segundos mais lento na segunda volta. Com isso nós estaremos fazendo os tempos que estamos fazendo agora.”
"Então, acho que precisamos esperar qual será a sensação em 2017.”
Desvantagem da McLaren
Alonso também reiterou que acredita que a McLaren perdeu não participando do programa de testes dos pneus de 2017. Atualmente, apenas Red Bull, Mercedes e Ferrari testam os novos pneus da fabricante.
"Há sempre algo a aprender, há sempre uma sensação que você tem com os pneus", disse ele.
"Mesmo se eles estão com carros antigos. Estou certo que as equipes estão aprendendo como o pneu se comporta. Como o ar flui fora dos pneus. Estas são coisas que eles não dizem, porque eles estão tendo vantagem."
Quando disse que a McLaren optou por não participar porque não queria desviar recursos, Alonso apontou: "eu acho que nós queríamos participar, mas como você precisa de McLaren e Honda, não foi possível."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.