Alonso: Nova McLaren 'surpreendentemente boa' em alguns aspectos
Bicampeão mundial reconhece que MCL34 ainda precisa melhorar, mas elogia partes do novo carro para 2019
Depois de ir ao paddock da Fórmula 1 na segunda semana dos testes da pré-temporada 2019, em Barcelona, Fernando Alonso fez elogios ao novo carro da McLaren. O espanhol, porém, reconhece a necessidade de melhorias no MCL34.
“Estive em contato com o time e estou ciente dos pequenos problemas que estamos encontrando. Na última semana conhecemos melhor o carro, temos algumas áreas a serem revisadas e desenvolvidas para melhorar o desempenho”, disse o piloto. “Mas outras são surpreendentemente boas, então estou feliz com os resultados e penso que, no geral, foram duas semanas muito positivas”.
Cada um dos titulares da McLaren em 2019 liderou um dia da segunda parte dos testes no Circuito de Barcelona-Catalunha, em Montmeló. Mas isso não faz com que Carlos Sainz acredite que a equipe possa brigar de igual para igual com as equipes de ponta.
Seu compatriota, no entanto, destaca a evolução do MCL34. Embora não tenha pilotado o novo carro, o bicampeão mundial está otimista com o desenvolvimento da McLaren: “Ainda não está perfeito, mas a direção parece ser a correta”.
Como parte de sua nova função como embaixador da equipe inglesa, Alonso deve testar o carro em algum dos testes de meio de temporada para auxiliar no desenvolvimento do MCL34. Ainda que não seja mais piloto da categoria máxima do automobilismo mundial, o espanhol acredita que pode ajudar o time de Woking.
“Acho que o carro que estamos correndo agora provavelmente nasceu em junho do ano passado, quando identificamos problemas, fraquezas e filosofias erradas de 2018. Começamos a discutir e fazer reuniões, além do trabalho com o simulador para o MCL34”, disse. “Então, agora que 2019 é realidade e o carro está na pista, acho que posso dar a minha contribuição”.
“Depois de 18 anos, conheço a maioria dos circuitos e muitos atalhos. Especialmente com Lando [Norris] começando neste ano, considerando tudo que pode acontecer num fim de semana de corrida, no sábado, na sexta ou quando for, talvez a presença de um piloto em meio aos engenheiros ajude, porque é uma visão além da telemetria”.
“Eles analisam e tomam decisões com base na telemetria, mas eu posso ser a ligação entre o que os engenheiros veem nos dados e o que o piloto pode sentir ou quer dizer no rádio”.
Fernando Alonso
Photo by: Steven Tee / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.