Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

ANÁLISE: A Red Bull tem motor para lutar pelo título mundial?

Time austríaco surpreende e se anima com primeiro pódio em parceria com a Honda, mas ainda gera dúvidas quanto a performance real

Pierre Gasly, Red Bull Racing RB15, kicks up some sparks

O primeiro pódio da Honda na era híbrida impulsionou um grande entusiasmo na Red Bull. Seu consultor de esporte a motor, Helmut Marko, também inclui agora o seu time principal entre as equipes que almejam o título mundial, embora o RB15 tenha ficado a mais de 22 segundos da Mercedes de Valtteri Bottas no GP da Austrália.

Também importante, a equipe de Milton Keynes demonstra à Renault que, mesmo com a motorização japonesa, é capaz de alcançar resultados hoje que no ano passado eram impensáveis.

Helmut Marko festeja terceiro lugar da Red Bull

Helmut Marko festeja terceiro lugar da Red Bull

Photo by: Steven Tee / LAT Images

O que surpreende é que Marko insiste que a Red Bull está correndo "para tentar vencer o campeonato mundial". Um desejo que deve deixar Max Verstappen feliz. O holandês de 21 anos espera há alguns anos ter um carro com o qual possa brigar pelo título mundial para tentar ser o campeão mais jovem da história.

Membro da Red Bull Racing acerta espelho de Max Verstappen

Membro da Red Bull Racing acerta espelho de Max Verstappen

Photo by: Erik Junius

Desde o início do inverno, Marko vem afirmando que a parceria com a Honda trará resultados extraordinários, longe do que vimos nos últimos cinco anos com a Renault. "Agora podemos projetar o carro ideal", disse à Gazzetta dello Sport. ”Então nos sentamos com os engenheiros para estudar como fazer com o resfriamento do motor. Antes de pegarmos o motor, tivemos que adaptar o carro".

Em suma, Helmut queria sublinhar a transição. Mas ao mesmo tempo que o pódio de Verstappen merece todo a repercussão que gerou, deixa no ar a pergunta se o RB15 é realmente um carro vencedor.

Max Verstappen, Red Bull Racing, festeja o primeiro pódio da Honda na era híbrida

Max Verstappen, Red Bull Racing, festeja o primeiro pódio da Honda na era híbrida

Photo by: Jerry Andre / Sutton Images

Não só para ganhar um GP (no ano passado o RB14 com a unidade de potência da Renault ganhou quatro), mas para lutar pelo campeonato mundial. Porque ao lado do desastre da Ferrari, a Red Bull realmente desafiou a Mercedes.

A Ferrari acabou errando totalmente em sua abordagem para Melbourne, ao decidir levar um carro ‘errado’ para o Albert Park, mas questiona-se como isso transforma em favorito para o campeonato mundial um time que chegou a mais de 22 segundos do vencedor Valtteri Bottas. E Max Verstappen, com um carro em perfeitas condições, não conseguiu ultrapassar Lewis Hamilton, que tinha um problema em seu assoalho.

A Red Bull não deve ser subestimada, mas no momento não parece ter as ferramentas para assustar a Mercedes. Entretanto, o cenário pode mudar durante a temporada, quando os japoneses levarão o motor para a pista com o esperado aumento de potência.

Red Bull Racing RB15, detalhe do motor RA619 Honda

Red Bull Racing RB15, detalhe do motor RA619 Honda

Photo by: Giorgio Piola

Alguns meios de comunicação, na euforia do pódio da Red Bull, estimaram que o motor japonês de seis cilindros estaria a 10 cv do novo motor Mercedes. Algo que, francamente, parece muito otimista.

Que Honda ultrapassou a unidade da Renault, é mais do que nunca possível. Mas ainda não está a altura de Ferrari e Mercedes, o que não significa que o interessante RA619H não possa evoluir no segundo e terceiro propulsores.

Red Bull Racing RB15

Red Bull Racing RB15

Photo by: Erik Junius

Em contraste, a Red Bull está dando o máximo no desenvolvimento do RB15. O carro desenhado por Adrian Newey parece bem nascido, com algumas soluções aerodinâmicas muito interessantes.

Red Bull RB15: novo bargeboard

Red Bull RB15: novo bargeboard

Photo by: Mark Sutton / Sutton Images

Em Milton Keynes, os engenheiros continuaram o desenvolvimento dos bargeboards que se conectam aos desviadores de fluxo nas laterais. Em Melbourne, a solução tentada no fim do teste de Barcelona – destruída por Pierre Gasly ao bater na segunda semana – foi vista nos RB15s.

Red Bull RB15: parte frontal do chassi

Red Bull RB15: parte frontal do chassi

Photo by: Giorgio Piola

O trabalho de refinamento executado no duto-S também foi muito preciso. Na apresentação do carro, o ponto havia despertado a curiosidade, mas na Austrália observou-se como sob o chassi uma quilha está colocada para resfriar a eletrônica, enquanto mais acima você vê a saída do duto-S.

Red Bull Racing RB15: detalhe da lateral da asa dianteira

Red Bull Racing RB15: detalhe da lateral da asa dianteira

Photo by: Giorgio Piola

Na asa dianteira, o corte na parte superior da borda lateral foi uma modificação para Melbourne. A Red Bull utilizou a ideia da Ferrari, de que é melhor deixar o ar passar fora das rodas dianteiras (conceito conhecido como in-wash).

Artigo anterior Russell: Não quero apenas disputar com Kubica, mas entendo momento
Próximo artigo F1: Hakkinen vê semelhanças entre sua evolução e a de Bottas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros