Recomendado para você

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

Fórmula 1
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"
Últimas notícias

ANÁLISE: Como Mazepin pode mexer com mercado de pilotos da F1 para 2021 (e além)

O bilionário russo Dmitry Mazepin, pai do piloto da F2, quer ver o filho na principal categoria do automobilismo mundial já no próximo ano

Nikita Mazepin, Hitech Grand Prix celebrates on the podium

Com o grid da Fórmula 1 começando a se fechar para 2021, uma notícia chama a atenção pelo impacto que ela pode ter no mercado de pilotos: segundo diversas fontes, houve uma reunião durante o GP da Rússia entre Helmut Marko, consultor da Red Bull, Dmitry Mazepin, pai de Nikita Mazepin, piloto da Fórmula 2 e Oliver Oakes.

Este último é um ex-piloto da Academia da Red Bull que, após abandonar seu sonho de chegar à F1, formou uma reputação sólida no mundo das categorias de acesso, comandando a Hitech, equipe que compete na F2 e na F3 e comprada há alguns anos por Mazepin para apoiar a carreira de seu filho.

Leia também:

Inicialmente, o paddock assumiu que o tema do encontro seria o planejamento dos pilotos da Academia para 2021, já que a Hitech tem dois nomes desse grupo na F3: Liam Lawson e Dennis Hauger.

Mas, após o anúncio da saída da Honda após o final da temporada 2021 da F1, a reunião pode ter adquirido outros contornos.

A chegada de Yuki Tsunoda na AlphaTauri em 2021 pode ter ficado mais distante depois das últimas notícias. O japonês precisa apenas de alguns pontos para completar sua superlicença, viabilizando seu passo adiante para a F1, precisando apenas terminar entre os cinco primeiros na F2 em 2020.

No momento, Tsunoda é o terceiro do campeonato, sendo que faltam apenas as rodadas no Bahrein para finalizar a temporada.

Mas o adeus da Honda ao final de 2021 pode ter mudado muito esse cenário, já que Red Bull e AlphaTauri têm agora a obrigação de correr atrás de uma nova montadora. Neste contexto, a candidatura de Tsunoda parece menos sólida que há um mês, já que os japoneses não são mais uma parte estratégica para os programa.

Agora, Marko tem duas alternativas: confirmar Daniil Kvyat por mais um ano ou sondar o mercado, já que, entre os pilotos da Academia, nenhum além de Tsunoda tem condições de avançar.

E é aqui que pode pesar a candidatura de Mazepin que, com a quinta posição na F2, garantiria os pontos para a superlicença.

No paddock, sabe-se que Mazepin traria um importante apoio econômico, um aspecto que não era considerado anteriormente pela marca austríaca. Mas, em um momento em que o futuro do esporte a motor é uma icógnita, conseguir mais recursos para ajudar a pagar a nova fornecedora de motores não parece uma má ideia.

A estratégia de Mazepin é clara: explorar todas as oportunidades que o mercado oferece no momento, botando na mesa sua proposta antes que decisões sejam tomadas. A primeira opção segue sendo a Haas, mas o russo não descarta nenhuma das alternativas possíveis.

Um assento na F2 estará sempre disponível para ele, obviamente, mas a determinação com que entrou no mercado sugere que seus planos incluem levar o filho à categoria máxima do automobilismo mundial já no próximo ano. Primeiro, como piloto, mas sempre de olho atento à possibilidade de assumir as operações de uma equipe (ou pelo menos de modo parcial), caso apareça uma possibilidade atraente.

AlphaTauri AT01 (Temporada 2020)
AlphaTauri-Honda AT01
Motor: Honda
Combustível: ExxonMobil
Pneus: Pirelli

Pilotos:

10 - Pierre Gasly

26 - Daniil Kvyat

Os detalhes da carta de Chase Carey sobre GP do Brasil e o que falta para o Rio ser confirmado na F1

PODCAST: Kimi Raikkonen, 'apenas' um grande personagem ou um verdadeiro campeão?

 

Artigo anterior Alonso se vê distante do tricampeonato na F1: "Conheço as limitações"
Próximo artigo F1: Red Bull nega que Verstappen tenha cláusula de saída por motor

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros