Análise
Fórmula 1 GP da Austrália

ANÁLISE: Entenda problema de Verstappen que o tirou do GP da Austrália de F1

Uma pinça que bloqueou o disco traseiro direito, causando uma falha na linha hidráulica do sistema e superaquecimento do freio

A fumaça sai da traseira de Max Verstappen, do RB20 da Red Bull Racing, quando ele se retira da corrida

Max Verstappen abandonou a corrida na quarta volta do GP da Austrália de Fórmula 1 quando o carro da Red Bull começou a superaquecer no canto traseiro direito logo após a largada. O holandês, que estava na liderança depois de largar da pole, foi ultrapassado pela Ferrari de Carlos Sainz na segunda volta, que assumiu a liderança.

Após isso, o RB20 começou a soltar uma fumaça visível, antes que longas línguas de fogo saíssem do duto de ventilação do freio, que também atingiu o anteparo lateral da asa traseira. Houve um superaquecimento que colocou o sistema de freios em crise: na pista em direção aos boxes, as três cestas que cobriam a pinça e o disco literalmente explodiram e uma nuvem negra de material composto ficou visível.

Leia também:

O carro da Red Bull tem cestos completamente fechados: a tentativa é preservar os pneus, tentando dissipar o calor que é produzido pelo material de fricção das aberturas traseiras, enquanto no passado, com os aros de 13 polegadas, o calor era usado para elevar a temperatura dos pneus e mantê-los na janela de operação correta, aquecendo também a roda.

Red Bull RB20: ecco un cestello posteriore completamente chiuso

Red Bull RB20: aqui está uma cesta traseira totalmente fechada

Foto de: Não creditada

Christian Horner, diretor da equipe Red Bull, explicou: "Havia um problema: a pinça bloqueou o disco desde o início da corrida e, portanto, o calor se acumulou. Já na segunda volta, foi como se Max tivesse puxado o freio de mão na curva 3, o que permitiu que Carlos o ultrapassasse, e então começamos a ver fumaça e depois fogo. Portanto, é frustrante: é o primeiro abandono desde a Austrália, há dois anos. Não ganhamos pontos quando estávamos lutando na frente do pelotão.".

O chefe de Milton Keynes relatou o efeito do problema, mas não explicou o que causou a falha. A partir deste ano, a Red Bull decidiu mudar para o fornecimento de discos Brembo por incentivo convicto de Max Verstappen, que havia realizado testes e constatado que o material da multinacional sediada em Bergamo, que já fornecia as pinças para a equipe campeã mundial, era mais eficiente.

Red Bull RB20: ecco un corner posteriore privo dei cestelli in carbonio

Red Bull RB20: aqui está um canto traseiro sem as pinças de carbono

Foto de: Não creditado

Então, o que teria acontecido? A partir da primeira análise que foi feita no que restou após o incêndio no canto traseiro direito, entende-se que o que causou os problemas foi uma falha na linha hidráulica do sistema traseiro, fazendo com que os pistões da pinça bloqueassem e as pastilhas grudassem no disco como se o freio estivesse realmente bloqueado.

Verstappen ABANDONA! Sainz DOMINA e vence na Austrália em DOBRADINHA da Ferrari | PÓDIO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Franco Nugnes
Fórmula 1
Max Verstappen
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Wolff sobre Mercedes: "Minha roda continua girando e eu não consigo pular fora"
Próximo artigo F1: Iwasa substituirá Ricciardo no TL1 do GP do Japão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros