Análise: Mercado da F1 espera decisão do futuro de Raikkonen
Kimi Raikkonen é a chave para o mercado de pilotos da Fórmula 1 em 2016 no momento em que o campeonato entra no período de verão, onde as grandes decisões terão de ser tomadas
O início difícil do finlandês Kimi Raikkonen na temporada deste deixou seu futuro Ferrari em dúvida, mas o fato de que não há nada definido - exceto a Mercedes – deixa seu lugar como o melhor assento disponível. Isso significa que o resto do grid vai esperar uma definição.
A Ferrari tem uma opção contratual de manter Raikkonen, o que significa que, se decidir que ele é o homem certo para ser o parceiro de Sebastian Vettel novamente, podem simplesmente ativar esta cláusula.
A equipe tem sido discreta sobre qual o prazo para a renovação, mas provavelmente seja até o final de agosto, o que significa que Raikkonen tem apenas mais algumas corridas para conquistar seus chefes.
Se Raikkonen impressionar, então provavelmente deixará o mercado de pilotos estático, com poucas mudanças para 2016.
No entanto, se a Ferrari decidir que precisa de alguém, então tudo pode ter desenvolvimentos fascinantes.
Substitutos de Raikkonen
Embora a Ferrari diga que tenha a mente aberta sobre o futuro de Raikkonen, o Motorsport.com pode afirmar que o time já começou uma busca a possíveis substitutos.
No topo da lista, os candidatos preferidos são Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas, embora ambos tenham complicações adicionais.
A velocidade e o valor de marketing de Ricciardo seriam perfeitos para a Ferrari, mas existe a complicação significativa de que ele atualmente esteja sob contrato com a Red Bull até pelo menos 2018.
Fontes com um bom conhecimento da situação dizem que não existem cláusulas de saída que o façam disponível no momento. A única opção da Ferrari seria tentar projetar um acordo com a Red Bull, se o time estiver aberto a perder a sua estrela. Mas isso não seria barato.
O dinheiro é também um problema na negociação com Bottas, já que se entende que a Williams - que tem uma opção de renovar com o finlandês para o próximo ano - deixou claro para a Ferrari que só irá liberá-lo se houver um pagamento de compensação bastante elevado.
O que Williams está exigindo - que pode muito bem ser simplesmente um impedimento - pode ser o suficiente para convencer a Ferrari de que não valha a pena ter Bottas para 2016, podendo esperar mais um ano para tê-lo gratuitamente.
Oportunidade para Hulkenberg
Se a Ferrari decidir que Ricciardo e Bottas não são escolhas realistas, o próximo homem na lista seria Nico Hulkenberg, que é veloz e tem uma cláusula em seu contrato vigente que lhe permite sair se uma equipe como a Ferrari chamá-lo.
Hulkenberg está atualmente em alta. Ele esteve próximo de um contrato com a Ferrari antes, mas Raikkonen foi preferido.
O alemão sabe que precisa dar um passo à frente se quiser se tornar um vencedor na F1, e pode até aceitar um acordo de um ano no qual a Ferrari poderia dar preferência a Bottas para 2017.
A única desvantagem de Hulkenberg é sua nacionalidade, porque isso significaria para a Ferrari ter dois pilotos alemães – algo negativo para o marketing da equipe.
Caso não vá para a Ferrari, então Hulkenberg pode muito bem pensar na nova equipe Haas, que tem laços estreitos com a fabricante italiana. Esta é uma boa opção para chegar mais perto dos líderes.
Button?
As implicações do que a Ferrari pode fazer com Raikkonen se estendem bastante no grid. Se Bottas o substituir, isso deixará uma vaga atraente na Williams aberta.
Companheiro de equipe de Bottas, Felipe Massa pode ainda não ter atualmente um contrato assinado para o próximo ano, mas tem uma opção. E é mais provável que fique, a julgar por sua forma atual.
Se Bottas sair, então qualquer pagamento que a Ferrari fizer irá aumentar os cofres da equipe e garantir que possa ir atrás de um piloto top para substituí-lo.
Uma opção óbvia é Jenson Button, cujo futuro na McLaren não está garantido pelo fracasso do time neste ano até agora.
Button ainda não quer sair da F1, e sua capacidade de vencer corridas e seu valor de mercado seriam perfeitos para Williams. Além de ser uma história brilhante, a de terminar sua carreira no equipamento no qual começou.
Uma mudança na McLaren poderia abrir a porta para que a equipe coloque um de seus jovens promissores - Kevin Magnussen e Stoffel Vandoorne - ao lado de Fernando Alonso.
Jogo de espera
Mas até a Ferrari tomar sua decisão sobre Raikkonen, as peças do quebra-cabeça do mercado de pilotos não começarão a se encaixar.
Todos os olhos estão voltados para o finlandês, com a F1 retornando na Hungria no próximo fim de semana. Parece claro que não é só sua carreira que repousa sobre seus resultados agora.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.