Análise: Os segredos do Sauber C37
A Alfa Romeo Sauber é a quarta equipe a apresentar o seu carro para a temporada 2018 da Fórmula 1
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Sauber é a quarta equipe a divulgar imagens de seu carro antes da nova temporada, e vale a pena notar que o C37 tem várias características interessantes.
A primeira coisa que você considera digno de nota são as entradas de ar criadas ao lado da ponta do nariz ao estilo polegar [1]. Elas são semelhantes às "narinas" utilizadas pela Force India desde 2015, com a intenção de melhorar o fluxo de ar em torno da seção frontal dos carros.
Isso foi ajudado movendo o eixo dianteiro para a frente, em linha com um aumento na distância entre eixos como uma consequência direta do uso da unidade de potência da Ferrari 2018.
Depois disso, a equipe adicionou algumas aletas de controle no lado do nariz [2], influenciando a melhora esperada no fluxo de ar na região. Esta é uma escolha de design já utilizada pelas outras duas equipes impulsionadas pelos motores Ferrari durante 2017 e aumentou ainda mais, pelo menos na Haas, em 2018.
Não está claro neste momento, no entanto, se a entrada para o duto 'S' reside sob o nariz neste ponto do carro ou se foi unido até as entradas do nariz.
Da mesma forma, as imagens de lançamento revelam o que parece ser uma dupla saída de duto 'S', uma à frente e uma atrás do logotipo da Pirelli. No entanto, o mais avançado pode muito bem ser apenas um painel convexo que "dispara" o fluxo de ar no caminho para o duto 'S' e a transição do nariz/chassi.
Curiosamente, a equipe adotou a posição vertical superior para a suspensão [3], conforme usado pela Mercedes e Toro Rosso em 2017.
A intenção disso é dar mais flexibilidade em termos de configuração e também mover toda a espinha dorsal superior para uma posição mais aerodinamicamente desejável.
A Sauber avançou um estágio ainda mais para frente, já que os geradores de vórtices foram colocados na perna dianteira e traseira da espinha dorsal superior para maximizar a circulação do ar em torno dessa região. Isso transforma a vigília gerada pelo pneu dianteiro - o que pode prejudicar o desempenho do piso, sidepods e a asa traseira.
O layout do sidepod do C37 pode parecer convencional quando comparado com os lançamentos que tivemos até agora - onde as equipes reduziram a margem de impacto lateral superior do projeto da Ferrari em 2017.
No entanto, em uma inspeção mais próxima, o sidepod foi compactado verticalmente para que a entrada principal possa ser reduzida consideravelmente [4].
Além disso, a equipe tem uma entrada de resfriamento suplementar acima da principal, ajustando-se ligeiramente para baixo o sidepod [5] e parcialmente disfarçado de certos ângulos pelo slap lateral, que reside em uma posição bastante alta na parte superior da borda de ataque do sidepod rebaixado.
Embora não seja tão grande, a entrada traz à mente o Benetton B188 de 1989 - que também se sentou em cima da entrada principal do lado direito.
Embora tenhamos visto equipes utilizar os 20mm de liberdade para carenagens de halo no último teste de 2017, a Sauber é a primeira a mostrar seu carro de 2018 com uma variante alada, em vez de simplificada.
O Halo mostrado pela equipe apresenta dois grandes elementos alados, ambos usados para realinhar o fluxo de ar, corrigindo algumas das ineficiências aerodinâmicas que a estrutura cria.
A estrutura de rolo em lâmina utilizada em 2017 [7] foi mantida, com as entradas compartimentadas também preservadas, embora com um grande conjunto de entradas mais atrás sobre a parte superior da tampa do motor para lidar com o fluxo de ar revisado descarregado pelo halo.
A barbatana de tubarão se foi, de acordo com a proibição da FIA. Foi substituída por uma versão mais curta [8] semelhante à testada pela equipe no final da temporada passada.
Você também notará a entrada de periscópio suplementar, que é outra característica que a equipe usou na última temporada, a fim de manter as temperaturas sob a carenagem.
A equipe trabalhou com a OZ em seu projeto de roda de roda para 2018 enquanto busca o controle sobre o fluxo de ar que as atravessa e sua relação com o pneu em termos de temperaturas. Na parte traseira do carro, adotou um projeto similar usado pela Red Bull em 2017, com inúmeras costelas [9] utilizadas como dissipador de calor.
Durante 2017, tanto a Mercedes quanto a Ferrari utilizaram uma ala ao estilo de bico de pato em cima da estrutura de travagem traseira. Da mesma forma, em 2018, a Sauber introduziu tal ala [10] para que a pluma de exaustão seja superada.
Em geral, o C37 é uma máquina interessante que deve ver alguns ganhos decentes para a equipe, mas, na verdade, se resume a como isso se correlaciona com a melhora de todos os outros da última temporada.
Muitos elementos do carro são descendentes diretos do trabalho de desenvolvimento realizado pela equipe em 2017, incluindo a asa dianteira, as palhetas, os bargeboards, o piso e a asa traseira, todos os quais provavelmente serão revisados conforme testadas e a parte de abertura da temporada se desenrola.
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