Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
Comentários

Saída da Honda da F1 escancara a importância da Ferrari; entenda

Repórter italiano do Motorsport.com, Roberto Chinchero mostra como a decisão da montadora japonesa mostra que a escuderia é essencial à categoria máxima do automobilismo

Prancing horse Ferrari logo

A saída da Honda da Fórmula 1 no final da temporada 2021 atesta a inconstância das grandes montadoras em sua abordagem ao mundo dos GPs: elas entram quando querem realizar grandes operações de marketing e, de repente, saem da categoria.

Nesse contexto, entendemos o valor que a Ferrari representa na elite do esporte a motor: é uma equipe que nunca traiu a F1. Assim, entendemos porque o poder de veto concedido ao time de Maranello é um direito, e não um privilégio.

O editor recomenda:

O debate sobre o direito de veto da Ferrari reaparece ciclicamente entre os assuntos mais discutidos no paddock. Nenhuma outra equipe desfruta desse privilégio e, ao longo dos anos, houve quem tentasse questionar o benefício desfrutado da escuderia.

Ainda durante a elaboração do último Pacto de Concórdia, o acordo comercial da F1, houve quem questionasse o direito de veto da Ferrari. A acusação é sempre a mesma: por que a Ferrari está em uma realidade diferente do resto das equipes? Na verdade, existem muitas razões, e uma das mais importantes vem à tona mais uma vez com o anúncio de que a Honda sairá da F1 novamente.

Há pouco mais de dez anos, entre 2008 e 2009, uma série de decisões foi tomada pelos conselhos de administração de Honda, BMW e Toyota. Todas deixaram a F1. Os grandes fabricantes sem dúvida trouxeram benefícios consideráveis ​​para a categoria, com grandes investimentos de capital que permitiram o desenvolvimento de muitos aspectos, mas há uma desvantagem.

Para estes grupos, a F1 é um desafio, um exercício técnico e de marketing, mas como tal é também um programa que pode ser ‘abandonado’ a qualquer momento, independentemente dos resultados obtidos.

Se um conselho decide reduzir despesas, o projeto de F1 é apenas um ramo que pode ser cortado facilmente, sem aviso ou dúvidas. Mas e as consequências para a categoria? Não interessam para aqueles que saem dela. Os problemas que essas decisões repentinas criam para aqueles que administram a F1 são tremendos, com centenas de empregos em risco, equipes que ficam sem motores, etc.

Mas não é assim com a Ferrari. As origens da escuderia afirmam claramente que o embrião de uma história extraordinária foi precisamente o programa esportivo, a partir do qual a produção de carros de rua posteriormente tomou forma.

Para a Ferrari, a F1 não é um dos muitos ramos da empresa, e sim um elemento essencial, fundamento da estrutura, e a categoria nunca foi questionada mesmo nos momentos em que as coisas não iam da melhor maneira em Maranello.

Quando, no início da década de 1980, Bernie Ecclestone concedeu a Enzo Ferrari o direito de veto, compreendeu plenamente este aspecto. Entendeu a importância de uma presença perene da F1, uma realidade que difere do approach das montadoras que vêm e vão de acordo com interesses e situações econômicas. A F1 ‘sempre’ terá a Ferrari, e isso é de enorme valor para quem administra o esporte.

Quando representantes de equipes, FIA e titulares dos direitos comerciais se sentam para tomar decisões, todos têm o mesmo peso. Mas, quando se trata de assuntos que envolvem o 'DNA' da F1, é justo que a Ferrari tenha um peso maior.

O raio que caiu na F1 com a saída da Honda é um exemplo claro disso. Para a montadora, a categoria é algo do qual se pode renunciar. O mesmo vale para a Mercedes e a Renault, que já saíram e voltaram. Mas não para a Ferrari, de modo que é justo que a escuderia seja reconhecida pelo valor de sua história, um valor que, para a F1, é uma garantia tremendamente importante para planejar o futuro.

Ferrari SF1000

(Temporada 2020)

Ferrari SF1000

Motor: Ferrari
Combustível: Shell
Pneus: Pirelli

Pilotos:

16 - Charles Leclerc

5 - Sebastian Vettel

Honda anuncia saída da F1 ao final da temporada 2021; veja detalhes

PODCAST Motorsport.com debate a carreira e o legado de Kimi Raikkonen; ouça

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Honda não tem interesse em entrar na F-E, apesar de busca por eletrificação
Próximo artigo F1 tem 17 casos de Covid em duas semanas e Grosjean detona hotel na Rússia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros