Recomendado para você

Moto2: Diogo Moreira faz a pole na Austrália; líder González é terceiro

Moto2: Diogo Moreira faz a pole na Austrália; líder González é terceiro

Moto2
Moto2
Moto2: Diogo Moreira faz a pole na Austrália; líder González é terceiro
MotoGP: Quartararo brilha no fim e crava a pole do GP da Austrália

MotoGP: Quartararo brilha no fim e crava a pole do GP da Austrália

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Quartararo brilha no fim e crava a pole do GP da Austrália
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e quali principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e quali principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e quali principal no GP dos Estados Unidos, em Austin
F1 - Mesmo com aproximação real de Verstappen, CEO da McLaren declara: "Não vamos priorizar ninguém"

F1 - Mesmo com aproximação real de Verstappen, CEO da McLaren declara: "Não vamos priorizar ninguém"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Mesmo com aproximação real de Verstappen, CEO da McLaren declara: "Não vamos priorizar ninguém"
F1: Verstappen prevê largada "difícil" contra McLarens na Sprint de Austin

F1: Verstappen prevê largada "difícil" contra McLarens na Sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen prevê largada "difícil" contra McLarens na Sprint de Austin
Gio Ruggiero conquista primeira vitória na NASCAR Truck em Talladega; Motorsport transmite categoria

Gio Ruggiero conquista primeira vitória na NASCAR Truck em Talladega; Motorsport transmite categoria

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Talladega
Gio Ruggiero conquista primeira vitória na NASCAR Truck em Talladega; Motorsport transmite categoria
F1: Bortoleto explica erro da Sauber que custou quali da Sprint em Austin

F1: Bortoleto explica erro da Sauber que custou quali da Sprint em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bortoleto explica erro da Sauber que custou quali da Sprint em Austin
F1: Com Verstappen à frente das McLaren, confira grid de largada para a sprint de Austin

F1: Com Verstappen à frente das McLaren, confira grid de largada para a sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Com Verstappen à frente das McLaren, confira grid de largada para a sprint de Austin

Análise técnica: o novo volante de Nico Rosberg

Giorgio Piola e Matt Somerfield analisam as alterações feitas na diração do piloto da Mercedes Nico Rosberg para 2016

Rosberg's 2016 steering wheel, back view

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Os volantes utilizados na Fórmula 1 são peças incrivelmente complexas, e mesmo as equipes tendo um design fornecido para ambos os seus pilotos, cada um tem suas próprias particularidades que lhes convém ergonomicamente.

Vamos dar uma olhada em como o volante de Nico Rosberg mudou para 2016, especialmente após as alterações no regulamento em torno do manuseio da embreagem no início das provas, já que agora os pilotos só estão autorizados a utilizar uma borboleta de embreagem em vez de várias, o que acontecia antes. 

 

Rosberg's 2015 steering wheel, back view
Volante de 2015 de Nico Rosberg visto de trás

Foto: Giorgio Piola

O novo volante de Nico mantém duas manoplas de embreagem, embora com uma mudança em seu formato, provavelmente em resposta à forma como as manoplas devem ser manuseadas pelo piloto. No início da corrida, Nico Rosberg deve escolher qual das borboletas irá usar.

O acionamento da mudança de marcha está em uma única peça, com as borboletas do volante de modo a atender as necessidades do piloto.

 

Ferrari SF15T and Ferrari SF16H steering wheels comparaison
Ferrari SF15T e Ferrari SF16H comparação de volantes

Foto: Giorgio Piola

Como já vimos, a Ferrari fez alterações em seus volantes para 2016, que levam em consideração a mudança de regulamento, com apenas uma única manopla de embreagem disponível para os pilotos.

As boas largadas feitas por ambos os pilotos da Ferrari em Melbourne podem ter sido, em parte, devido às alterações feitas para o procedimento de largada. No entanto, a particularidade adicional não pode ser apontada como causa das largadas lentas dos pilotos da Mercedes.

Sem dúvida, vamos ver mudanças implementadas para todos os lados no grid em cada uma das equipes enquanto cada piloto se adapta às novas regras.

Reportagem adicional Matt Somerfield

Artigo anterior Williams corre contra o tempo para levar bico ao Bahrein
Próximo artigo Rosberg lidera treino dominado pela Mercedes; Massa é 10º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros