Análise técnica: o novo volante de Nico Rosberg
Giorgio Piola e Matt Somerfield analisam as alterações feitas na diração do piloto da Mercedes Nico Rosberg para 2016

Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Os volantes utilizados na Fórmula 1 são peças incrivelmente complexas, e mesmo as equipes tendo um design fornecido para ambos os seus pilotos, cada um tem suas próprias particularidades que lhes convém ergonomicamente.
Vamos dar uma olhada em como o volante de Nico Rosberg mudou para 2016, especialmente após as alterações no regulamento em torno do manuseio da embreagem no início das provas, já que agora os pilotos só estão autorizados a utilizar uma borboleta de embreagem em vez de várias, o que acontecia antes.

O novo volante de Nico mantém duas manoplas de embreagem, embora com uma mudança em seu formato, provavelmente em resposta à forma como as manoplas devem ser manuseadas pelo piloto. No início da corrida, Nico Rosberg deve escolher qual das borboletas irá usar.
O acionamento da mudança de marcha está em uma única peça, com as borboletas do volante de modo a atender as necessidades do piloto.

Como já vimos, a Ferrari fez alterações em seus volantes para 2016, que levam em consideração a mudança de regulamento, com apenas uma única manopla de embreagem disponível para os pilotos.
As boas largadas feitas por ambos os pilotos da Ferrari em Melbourne podem ter sido, em parte, devido às alterações feitas para o procedimento de largada. No entanto, a particularidade adicional não pode ser apontada como causa das largadas lentas dos pilotos da Mercedes.
Sem dúvida, vamos ver mudanças implementadas para todos os lados no grid em cada uma das equipes enquanto cada piloto se adapta às novas regras.
Reportagem adicional Matt Somerfield
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.