Arrivabene diz que decisão sobre pneus não teve "bom senso"
Chefe da Ferrari classificou o erro de escolha de pneus de sua equipe na classificação para o GP do Japão como "inaceitável"
As esperanças do campeonato mundial de Sebastian Vettel sofreram um novo golpe durante a classificação do GP do Japão, depois que a Ferrari escolheu os pneus intermediários para uma pista relativamente seca, acreditando que a chuva mais forte estaria chegando.
No momento em que a equipe percebeu que havia cometido um erro e trocou os pneus de Vettel e Kimi Raikkonen pelos slicks, a chuva finalmente chegou e ambos cometeram erros na pista molhada em suas tentativas de marcar tempo.
Raikkonen perdeu o primeiro lugar para se classificar em quarto, enquanto Vettel marcou o nono melhor tempo - mas largará em oitavo.
Embora mais tarde Vettel tenha se recusado a culpar a equipe por seus erros, o chefe do time, Maurizio Arrivabene foi menos caridoso.
"Do jeito que as coisas foram feitas, eu não acho que a pole position estava ao nosso alcance, mas o que aconteceu hoje é inaceitável", disse ele ao Motorsport.com.
"Estou muito zangado. Não é a primeira vez que esses erros ocorrem. Não sinto vontade de apontar os dedos para alguém em particular, mas estou muito desapontado."
Embora se recusasse a identificar erros individuais, Arrivabene deixou claro que o processo de tomada de decisões no pitwall não era bom o suficiente e que talvez a equipe carecesse de alguma orientação com experiência suficiente.
"Ao contrário de outras ocasiões, foi fácil entender o que estava acontecendo na pista, já que todos os nossos oponentes deixaram os boxes com pneus slicks", acrescentou.
"Às vezes é mais útil tirar os olhos dos computadores e ver a pista, usando o bom senso.”
"É verdade que somos um time jovem, e provavelmente estamos perdendo uma 'mão velha', uma pessoa experiente capaz de ler situações de forma correta e rápida."
O próprio Vettel acredita que, na esteira de erros recentes, era importante que a equipe aprendesse o que poderia fazer melhor.
"Eu não acho que tenha muita coisa faltando", ele disse. "É correto que talvez estivéssemos do lado errado algumas vezes, mas não acho que tenha havido muita coisa errada."
"Não está indo a nosso favor, o que, é claro, precisamos entender por que outras pessoas fizeram algo melhor."
Embora a equipe se concentre, por enquanto, na melhor forma de responder ao erro cometido no Japão, Arrivabene não descartou que os incidentes em andamento foram ocasionados pelas mudanças organizacionais mais amplas durante o inverno.
"As análises são feitas no final do ano, e vamos intervir, se necessário", disse ele.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.