Recomendado para você

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Atraso de fretes têm potencial para "causar estragos" na F1, diz chefe da Red Bull

Problemas vão muito além do atraso, com o valor dos fretes aumentando dramaticamente nos últimos anos, devido à pandemia e a guerra na Ucrânia

Freight

O mercado mundial de logística sofre importantes complicações causadas pela Covid-19 e a guerra na Ucrânia, levando a problemas na cadeia global de fornecimentos e atrasos generalizados de fretes. E para o chefe da Red Bull, Christian Horner, qualquer problema que a Fórmula 1 enfrente neste ano com fretes pode "causar estragos" na temporada 2022.

A MotoGP já foi afetada por isso, tendo que cancelar o primeiro dia de atividades para o GP da Argentina, precisando reorganizar todo o cronograma do fim de semana devido ao atraso na chegada de frente.

Leia também:

E a F1 também teve suas dores de cabeça. A Haas perdeu a primeira sessão dos testes no Bahrein após o atraso na chegada de seu frete devido a um problema no avião, enquanto a DHL precisou organizar uma "missão de resgate" para recuperar equipamentos de equipes antes do GP da Austrália, devido a um atraso na programação do navio responsável.

Em 2022, a F1 vive a maior temporada de sua história, com a expectativa de realizar 23 corridas, e a segunda metade do ano é particularmente compacta, devido à necessidade de finalizar o campeonato antes do início da Copa do Mundo do Catar em novembro.

Com isso, teremos várias rodadas duplas e triplas com pouca janela para erros, o que abre o risco de atrasos, deixando equipes sem equipamentos para um fim de semana. Horner admite que a situação não é fácil, e que isso vem em um momento em que o paddock vive um aumento dramático no custo dos transportes.

"É um grande desafio. Temos um calendário muito complicado com programações bem apertadas, e com algumas rodadas duplas e triplas a caminho, obviamente perder o frete por um período de tempo pode causar estragos".

Freight arrives

Freight arrives

Photo by: John Toscano / Motorsport Images

"Então esse é um assunto que estamos trabalhando em proximidade com o pessoal de logística e a F1. Mas, claro, há a questão do custo, e acho que o frete está quase o dobro neste ano".

Antes do GP da Austrália, Paul Fowler, vice-presidente de logísticas de automobilismo da DHL, comentou sobre esse aumento no preço dos fretes: "Há quase uma guerra de lances agora. Os valores de containers da Europa para a Ásia e para a Europa de volta que antes custavam cerca de 900 dólares agora custam 20 mil dólares".

"Estamos vendo isso no custo de vida, estamos vendo a inflação subir no mundo e acho que, quando consideramos que o frete está dentro do teto orçamentário, precisamos encontrar uma saída sensata que considere esses custos causados pela inflação", disse Horner.

O aumento de custos, aliado ao risco de atrasos, força as equipes a serem mais cautelosas sobre o envio de materiais, incluindo atualizações, de última hora. 

Franz Tost, chefe da AlphaTauri, disse: "É um grande desafio, devido ao calendário apertado. Mas estamos cientes disso, o que significa que temos que lidar com isso e ficarmos preparados. Atividades de última hora não são mais possíveis e, como competidor, os custos estão subindo dramaticamente. Isso significa que, do lado da logística, temos problemas a resolver".

"Espero que todas as equipes tenham, a tempo, seus carros e equipamentos na pista, que não soframos com atraso como aconteceu na MotoGP".

ALPINE VEM COM TUDO? Verstappen e Sainz 'DE VOLTA' em ÍMOLA? Veja o que está em jogo no GP | F1 2022

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #174 - Leclerc já é número 1 da Ferrari ou Sainz ainda está 'vivo'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Zebras de Ímola podem causar problemas para pilotos e equipes; entenda
Próximo artigo F1: Para Verstappen, disputas contra Leclerc são "mais naturais" do que com Hamilton

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros