Entrevista

Bottas exclusivo: Por que não levei ninguém para Mercedes

Após primeira vitória, piloto finlandês compara métodos de trabalho de Williams e Mercedes e fala de adaptação a escuderia alemã

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1
Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, celebrates with his team
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 in the Press Conference
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1
Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1
Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, is sprayed, Champagne by himself and Second place Sebastian Vettel, Ferrari
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 from Russian President Vladimir Putin, alongside Second place Sebastian Vettel, Ferrari

O mais novo vencedor da Fórmula 1, Valtteri Bottas, disse que sua decisão de ir sozinho para a Mercedes e não levar nenhum membro de sua antiga equipe na Williams foi um dos fatores-chave que o ajudaram a progredir tão rapidamente na nova estrutura.

O finlandês foi chamado em janeiro para substituir Nico Rosberg e teve pouco tempo para se adaptar ao novo time. Ele conquistou sua primeira pole position no Bahrein e venceu sua primeira corrida na prova seguinte, na Rússia.

Mas, enquanto muitos pilotos que trocam de equipes gostam de levar seus antigos engenheiros com eles para que tenham uma zona de conforto em seu novo ambiente, Bottas decidiu ter uma abordagem totalmente diferente.

O finlandês quis começar tudo do zero, escolhendo ficar com a velha equipe de Nico Rosberg, com os engenheiros de pista Tony Ross e Marcus Dudley.

Ele acha que ser forçado a se acostumar com a maneira de fazer as coisas na Mercedes foi muito melhor para seu desenvolvimento.

"Foi algo que eu decidi desde o início", disse Bottas em entrevista exclusiva à revista Motorsport.com. "Eu ouvi que estaria trabalhando com Tony e Marcus, que eram engenheiros de Nico”.

"Então pensei que seria perfeito para mim, porque há muito que eu posso aprender com eles e eles vão me ajudar a aprender como a equipe trabalha. Eu pensei que era o melhor a ser feito."

Ele acrescentou: "Com certeza, as pessoas trabalham de forma diferente, cada ser humano é diferente e você trabalha de maneira diferente com todos”.

"A equipe tem um tipo diferente de abordagem para reuniões, novos sistemas, novos termos e novos trabalhos. Então, com certeza eu tive que me adaptar a como esta equipe trabalha.”

"Essa foi a única razão pela qual eu realmente não pedi a ninguém da Williams para vir comigo. Eu queria começar com as pessoas experientes daqui, porque eles conhecem esta equipe melhor. Essa foi a razão para isso."

Sem medo de falar

Embora a situação de Bottas tenha obrigado ele a se adaptar aos modos de trabalhar da Mercedes, o finlandês diz que não tem medo de falar de áreas que não se sente satisfeito.

"Eu não achei difícil, eu sempre falo as coisas muito bem", disse ele. "Se sinto que algo não está certo, eu sempre mantenho a minha opinião honesta. É isso que eu sempre tento fazer”.

“Com certeza Lewis Hamilton tem muito mais experiência com esta equipe e com o carro, mas essa é a única coisa que posso fazer. Tenho que dar sempre a minha opinião honesta sobre tudo e sobre o que pode ser melhorado a partir do que penso."

Por isso, Bottas sente que a transição e a adaptação em Brackley tenha sido concluída tão rapidamente.

"Esta equipe tem sido muito solidária, e eu não sinto que estou sozinho", disse ele. "Sabe, sinto que sou parte desta equipe e estamos nisto juntos - e realmente estamos gostando.”

"Eu sei que há uma longa temporada à frente e estou confiante de que o meu ritmo só vai continuar melhorando. Eles estão muito felizes com o meu desempenho pessoal.”

"Eu não tenho pressão, estou apenas desfrutando e tentando melhorar dia a dia, e assim as coisas boas virão".

Nova atmosfera

Tendo passado toda a sua carreira na F1 na Williams, Bottas teve que aprender rapidamente sobre como as coisas funcionam diferente em uma equipe apoiada por uma grande fábrica de automóveis.

E ele diz que uma das coisas mais impressionantes que descobriu é como a estrutura está focada em ganhar, e como fica desapontada quando não consegue vencer.

"Com certeza é diferente", disse comparando a Mercedes com a Williams. "Acho que o principal vem da mentalidade, porque essa equipe sabe basicamente como vencer e está muito faminta pelas vitórias e pelo sucesso. Todo mundo parece muito decepcionado quando não é um bom dia.”

"É muito complicado para uma equipe de meio de grid ou uma equipe não tão grande ter esse tipo de mentalidade. Se você tiver um bom resultado, você pode ser o quarto ou talvez terceiro.”

"Por isso, vem da mentalidade, mas também obviamente a Mercedes tem grandes recursos e muitas mais pessoas, o que significa que você pode se concentrar 100% em projetos diferentes.”

"Mas quando você tem mais pessoas e mais recursos, você pode se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo, e isso torna o desenvolvimento do carro mais rápido e tudo funciona mais perfeitamente."

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Valtteri Bottas
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fora da F1, Nasr se preocupa com futuro do Brasil no mundial
Próximo artigo Massa: Ajudo Stroll da maneira que Schumacher me ajudava

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros