Bottas supera Vettel e lidera primeiro treino da F1 na Espanha
Líder do Mundial de pilotos, finlandês fica à frente das duas Ferrari na sessão inaugural em Barcelona, com Hamilton em quarto
No primeiro treino livre (TL1) para o GP da Espanha de Fórmula 1, a Mercedes voltou a figurar no topo. Com a volta de 1min17s951, Valtteri Bottas foi o mais veloz no circuito de Barcelona. O líder do Mundial de pilotos foi 0s115 mais rápido que Sebastian Vettel, da Ferrari, que não conseguiu superar a rival, apesar das atualizações no carro (veja fotos abaixo). Charles Leclerc e Lewis Hamilton vieram em terceiro e quarto, enquanto Romain Grosjean, da Haas, completou os cinco primeiros na manhã desta sexta-feira.
Ao contrário do que ocorreu na primeira sessão para o GP do Azerbaijão, o treino inaugural para a etapa espanhola não teve nenhum incidente, exceto a batida de Lance Stroll a aproximadamente um minuto do fim. O canadense pisou fora da pista, perdeu o controle de sua Racing Point e bateu contra a barreira de pneus da curva 9, ocasionando bandeira vermelha que pouco mudou o resultado da prática.
O TL1 começou tranquilo e os pilotos demoraram cerca de 20 minutos para começar a registrar voltas rápidas de maneira consistente. Num primeiro momento, as equipes usaram tanto pneus médios quanto os mais macios. Depois, o composto mais mole foi o predominante.
A partir da última meia hora da sessão de 1h30, Mercedes e Ferrari foram ainda mais predominantes no top-4. As duas rivais se alternavam na primeira posição, principalmente com Vettel, Leclerc e Bottas. Hamilton foi mais discreto que os concorrentes, mas se manteve entre os ponteiros no treino livre. Já a Red Bull, terceira colocada no Mundial de Construtores, variou muito em termos de posição durante toda a prática, optando por não usar pneus macios.
A aproximadamente 15 minutos do fim, as quatro primeiras posições foram definidas. Bottas na ponta, seguido de Vettel, Leclerc e Hamilton. Na parte final da sessão, tanto a Mercedes quanto a Ferrari se relegaram aos boxes para alterações nas configurações do W10 e da SF90. Provavelmente com vistas ao segundo treino livre, que começa às 10h, com transmissão em TEMPO REAL do Motorsport.com Brasil.
GALERIA: Atualizações aerodinâmicas para o GP da Espanha
Tabela de tempos completa do TL1 do GP da Espanha de F1:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 19 | 1'17.951 | |||
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 20 | 1'18.066 | 0.115 | 0.115 | |
3 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 20 | 1'18.172 | 0.221 | 0.106 | |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 22 | 1'18.575 | 0.624 | 0.403 | |
5 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 25 | 1'18.943 | 0.992 | 0.368 | |
6 | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | Renault | 31 | 1'19.155 | 1.204 | 0.212 | |
7 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 27 | 1'19.180 | 1.229 | 0.025 | |
8 | 10 | Pierre Gasly | Red Bull | Honda | 30 | 1'19.285 | 1.334 | 0.105 | |
9 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Honda | 34 | 1'19.364 | 1.413 | 0.079 | |
10 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 25 | 1'19.450 | 1.499 | 0.086 | |
11 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | Renault | 24 | 1'19.511 | 1.560 | 0.061 | |
12 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 14 | 1'19.844 | 1.893 | 0.333 | |
13 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | Mercedes | 28 | 1'19.855 | 1.904 | 0.011 | |
14 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 28 | 1'20.021 | 2.070 | 0.166 | |
15 | 23 | Alexander Albon | Toro Rosso | Honda | 25 | 1'20.030 | 2.079 | 0.009 | |
16 | 4 | Lando Norris | McLaren | Renault | 33 | 1'20.066 | 2.115 | 0.036 | |
17 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | Mercedes | 26 | 1'20.459 | 2.508 | 0.393 | |
18 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 22 | 1'20.591 | 2.640 | 0.132 | |
19 | 88 | Robert Kubica | Williams | Mercedes | 27 | 1'20.889 | 2.938 | 0.298 | |
20 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 23 | 1'20.990 | 3.039 | 0.101 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.