Brawn vê "rivalidade potencialmente explosiva" entre Vettel e Leclerc
Britânico afirmou que chefe da equipe terá que encontrar uma solução para fazer com que pilotos trabalhem juntos
O ex-diretor técnico da Ferrari, Ross Brawn, que agora atua como diretor esportivo da Fórmula 1, comentou a emergente rivalidade entre Sebastian Vettel e Charles Leclerc, destacando o trabalho que a equipe italiana terá daqui em diante para garantir que os pilotos atuem em harmonia.
Leia também:
Durante o GP da Rússia de F1, os pilotos da Ferrari tiveram uma longa discussão com a equipe pelo rádio, o que acabou revelando que o time havia combinado antes da corrida que Vettel ultrapassaria Leclerc na largada para garantir uma dobradinha e que depois de algumas voltas o alemão devolveria a posição ao companheiro, algo que não aconteceu facilmente.
Brawn acredita que o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, vai precisar trabalhar nos próximos dias para acalmar águas que parecem turbulentas” e disse ainda que o equilíbrio da Ferrari depende da solução de “algumas questões internas”.
“Em uma mão eles tem um tetracampeão que ainda é um dos melhores do grid, apesar de alguns erros nas últimas temporadas. Na outra, eles têm um Charles Leclerc incrivelmente talentoso, já que ninguém conquista seis poles - quatro delas consecutivas - e ainda vence duas corridas em circuitos lendários como Spa e Monza se não for uma estrela em ascensão”.
“É uma combinação potencialmente explosiva que precisa ser cuidadosamente gerenciada”, afirmou Brawn. “É claro, Mattia está ciente que esse tipo de dinâmica pode funcionar e ele já experimentou isso quando era um jovem engenheiro. Mas agora, a honra e a obrigação recaem sobre ele para que garanta que o mecanismo que administra possa ser uma rivalidade saudável e que funcione sem problemas”
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Vettel relutou em devolver liderança à Leclerc
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
Após a corrida, Leclerc insistiu que confia em Vettel, que por sua vez afirmou que seguiu os planos combinados pela Ferrari antes da prova.
Antes de abandonar, Vettel já havia perdido a posição para Leclerc porque o companheiro fez a parada para troca de pneus mais cedo e usou a vantagem dos pneus novos para diminuir a diferença e superar o alemão quando ele parou. Isso pareceu a forma da Ferrari resolver o problema da recusa de Vettel em devolver a liderança para o companheiro, embora a equipe tenha negado isso.
A medida também se provou ineficaz em termos de garantir a vitória, já que um defeito no motor de Vettel tirou o piloto da corrida e causou um safety car virtual que permitiu a Lewis Hamilton trocar pneus e voltar na liderança, roubando a vitória da Ferrari.
“Depois de cinco anos e meio de domínio, a Mercedes está finalmente diante de um oponente capaz de realmente desafiá-la”, disse Brawn. “A adaptação a isso não foi tão simples, mas a equipe de Toto Wolff reagiu muito bem”.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. Por isso, vitórias de Vettel e Leclerc têm sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
Vettel e Mick Schumacher se unirão para Corrida dos Campeões em 2025
F1 - Marko descarta possível retorno de Vettel: "Ele está fora há muito tempo"
F1: Marko revela se Red Bull está interessada em Russell para 2026
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
F1 - Komatsu: "Todos são contra" ajuste do teto de gastos para Audi em 2026
F1: Pérez exige R$116 milhões da Red Bull em caso de demissão antes de 2026
F1: Tsunoda afirma que continuará "destruindo" companheiros de equipe para subir à Red Bull
F1 - Piastri revela "esperança" para 2025: "Objetivo principal será o campeonato"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.