CEO da F1 e presidente da FIA vão discutir 'caso Horner' no Bahrein
Entidades podem optar por intervir no caso se decidirem que isso está manchando a imagem do esporte
O presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, e o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, terão uma reunião neste fim de semana, durante o GP do Bahrein, para discutir os próximos passos em potencial com relação à controvérsia envolvendo o chefe da Red Bull, Christian Horner.
A abertura da temporada acabou eclipsada pelos desenvolvimentos em torno das acusações feitas por uma funcionária da Red Bull contra Horner. Foi realizada uma investigação de oito semanas, com a marca de bebidas energéticas absolvendo Horner.
Porém, 24 horas após o anúncio da Red Bull, o caso voltou a dominar as manchetes, após um e-mail anônimo ser enviado a jornalistas e chefes de equipe e da F1 com as supostas evidências do caso.
Não há nenhuma indicação da Red Bull sobre a veracidade do dossiê enviado, e não é impossível que as imagens tenham sido fabricadas como forma de descreditar Horner. Com a acusação sendo mantida em sigilo pela marca, nem Horner nem a equipe comentaram sobre as evidências.
Mas enquanto Horner vem enfrentando o caso de forma interna, o modo como a polêmica se sobrepôs à ação de pista fez muitos se questionarem se FIA e FOM deveriam intervir.
Stefano Domenicali, CEO, Formula 1, with Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Apesar da FOM não ter autoridade regulatória sobre as equipes, seus interesses em garantir que a imagem do esporte não seja manchada por eventos paralelos tornam o caso mais complicado. A FIA também tem interesse em evitar ver o nome da F1 envolvido.
Tanto FOM quanto FIA receberam os e-mails anônimos ontem, e foi apurado que a Federação avalia os próximos passos em discussão com Domenicali. Os dois sempre se encontram nos finais de semana para discutir desenvolvimentos recentes, e fontes sugeriram que Horner está na pauta da reunião desta sexta.
Há várias opções na mesa para a FIA se decidir por uma intervenção. Pode decidir também que a Red Bull resolva o caso, já que envolve apenas membros individuais das equipes, sem impactar os outros competidores.
Ela também pode decidir que o momento pede uma compreensão melhor dos assuntos, então pode exigir - sob confidencialidade - acesso ao relatório final da Red Bull. A equipe, porém, não seria forçada a entregar o documento.
Outra opção é a FIA envolver seu Departamento de Ética e Compliance, para investigar se houve uma violação no regulamento.
Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Caso a Red Bull se recuse a cooperar com a FIA, ou decidir por não entregar os documentos, ela também pode ter problemas. O Artigo 12.2.1.g do Código Desportivo Internacional determina que "qualquer falha em cooperar com uma investigação" será considerado uma ofensa.
Tudo sobre os TREINOS LIVRES da FÓRMULA 1 no BAHREIN | SEXTA-LIVRE
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
O que a F1 pode fazer para que o domínio de Max não seja desinteressante?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.