CEO da F1 faz alerta sobre possível saída de Ímola: "Cada vez mais difícil realizar corridas no mesmo país"

Stefano Domenicali afirmou que terá que tomar uma decisão em relação ao contrato de Ímola

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Lando Norris, McLaren MCL38, Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Carlos Sainz, Ferrari SF-24

Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, disse que em breve terá que tomar uma decisão sobre o futuro do GP da Emilia-Romagna, que ocorre no tradicional circuito de Ímola, afirmando que "está cada vez mais difícil" sediar duas etapas na Itália.

Leia também:

O contrato atual de Imola expira após a corrida deste ano, e o destino da etapa está no ar, já que a Itália é atualmente representada por duas corridas no calendário. Monza permanecerá com a categoria até pelo menos 2031, o que significa que Imola está cada vez mais ameaçada.

Até porque ainda há um grande interesse nas corridas de F1, mas atualmente não há mais do que 24 vagas no calendário, pois a maioria das partes interessadas já disse que esse é realmente o número máximo de corridas e que o campeonato é extremamente exigente para os participantes. E a única maneira de abrir espaço para os novos locais sem aumentar o número de corridas é retirar os antigos.

"A Itália sempre foi uma parte importante da F1 e isso não mudará no futuro", disse Domenicali ao La Gazzetta dello Sport. "Será cada vez mais difícil organizar duas corridas no mesmo país devido ao crescente interesse na F1, uma situação que teremos de enfrentar nos próximos meses. Ímola e Monza não podem permanecer juntas no calendário por muito mais tempo".

"Não será fácil do ponto de vista humano, mas tenho um papel internacional a desempenhar e há todas essas solicitações de todo o mundo, de países que poderiam ajudar a F1 a crescer. Terei de tomar uma decisão clara sobre isso em breve", disse ele, referindo-se às duas corridas na Itália.

Ímola teve espaço na Fórmula 1 entre 1981 e 2006, retornando como um circuito de aquecimento em 2020 após uma longa pausa devido ao COVID-19. Domenicali, que também nasceu em Ímola, ressaltou o quanto o local os ajudou a superar os tempos difíceis.

"Não vou me esquecer de como Imola reagiu em meio às grandes dificuldades, a COVID. Quando houve a necessidade de novos locais, eles imediatamente se apresentaram com o entusiasmo de uma cidade inteira." No entanto, tudo isso provavelmente fará pouco para mantê-los no calendário, pelo menos em caráter permanente.

A F1 vem planejando há muito tempo introduzir um sistema de rodízio, com Spa-Francorchamps sendo o primeiro "membro" de tal grupo de corridas, e Ímola poderia muito bem ser incluída nessa lista.

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Egri Dávid
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1 - Krack: "AMR25 é realmente muito mais rápido do que os carros anteriores"
Próximo artigo PAINEL F1: Oscar Piastri é o novo favorito ao título de 2025?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros