Correção de erros no kart fez de Max uma estrela, diz pai
Jos Verstappen acredita que a chave para a ascensão de seu filho para se tornar o mais jovem vencedor da F1 foi a abordagem do kart
A união entre pai e filho tem sido uma constante desde que Max começou a correr e o pai e ex-piloto de F1, Jos Verstappen, acredita que a maneira como eles trabalharam no início - corrigindo eventuais problemas do jovem - é que fazem do piloto da Red Bull uma estrela em ascensão.
"Acho que foi a sua educação, como um jovem rapaz, tendo informações de maneira mais ampla. Passei horas e horas com ele", disse Jos, refletindo sobre o caminho que tem ajudado Max a se tornar o mais jovem vencedor da F1.
"Toda manobra que ele fez ou a cada erro, nós sempre conversávamos, sem gritos, mas falando e explicando. É por isso que eu acho que ele é tão rápido para sua idade."
"Eu definitivamente sinto que ele é melhor do que eu, é claro, eu conheço esse mundo há mais tempo," acrescentou o pai orgulhoso.
Verstappen também acredita que seu filho tem sido ajudado por aquilo que ele aprendeu durante sua carreira na F1.
"Eu sei de meus percalços, meus pontos positivos e negativos", disse Jos. "Também é preciso um pouco de sorte para chegar ao topo, você precisa estar no lugar certo, no momento certo e felizmente foi isso que aconteceu com Max."
"Mas também, a partir do primeiro momento em que ele esteve em um carro de corrida, ele foi muito visado, todo mundo estava olhando para ele."
"E ele fez um excelente trabalho, a maneira como ele estava correndo, o jeito como ele estava lidando com as coisas e sendo ele próprio. Ele se mantém quieto quando é preciso ficar quieto isso é algo especial ", acrescentou.
Por conta própria agora
Depois de Max ser promovido para a Red Bull, Jos tomou a decisão de reduzir seu envolvimento na carreira do filho, mesmo continuando a controlá-la. Mas Jos acredita que o jovem de 18 anos está mais do que pronto para trabalhar por conta própria agora.
"Ele já estava [trabalhando sozinho] em Barcelona", disse ele. "E eu sei que ele está pronto para isso. Quando ele pode fazer uma corrida como a da Espanha, acho que ele está muito pronto.
"Mas para mim, o trabalho acabou? Acho que não. Tento gerir e treiná-lo para a direção certa,para estar com as pessoas certas no momento certo e eu acho que nós fomos muito bem até agora."
A troca
Embora tenha havido algum risco em Verstappen ir para a Red Bull depois de pouco mais de um ano na F1, Jos pensa que foi uma mudança que não pôde ser recusada.
"A vida é um risco", disse ele. "No final, todos nós sabemos da qualidade de Max, acho que a Red Bull sabe as qualidades, eles o analisaram muito bem."
"Para mim, era claro que tínhamos que estar aqui e está provado. Acho que a idade, como todos nós dissemos, não é um grande problema."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.