Diretor da Red Bull: punição do túnel de vento afetará carro da F1 2024; entenda
"Acho que até pode afetar o desenvolvimento do carro atual, mas vai afetar massivamente o carro do próximo ano"
Diretor técnico da Red Bull na Fórmula 1, Pierre Waché aponta que a penalidade sofrida pela equipe pela quebra do teto de gastos na temporada 2021 -- fato descoberto em 2022 e com punição aplicada para 2023 -- pode afetar o carro de 2024 do time taurino.
Em 2023, a escuderia tem menos tempo de túnel de vento em relação às rivais, justamente por causa da penalidade supracitada, mas a punição não foi suficiente para fazer com que as adversárias se aproximassem da equipe do atual bicampeão mundial Max Verstappen, piloto da Holanda.
Entretanto, com as limitações deste ano, o projeto da Red Bull para 2024 pode ser impactado, pondera Waché, conforme admitiu o dirigente francês (foto acima) em entrevista coletiva durante o GP do Canadá.
“O fato de você ter restrição de tempo nas simulações de CFD (túnel de vento virtual), ou no próprio túnel, como temos, reduz possibilidades. É difícil e estamos indo ao limite. Acho que até pode afetar o desenvolvimento do carro atual, mas vai afetar massivamente o carro do próximo ano", afirmou.
"Se isso afetará nosso desempenho, ainda não sei”, completou o diretor técnico. Aliás, o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse recentemente que a equipe já está trabalhando no carro para a F1 2024.
Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.