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Domenicali pede que equipes da F1 apoiem pedido da Red Bull por congelamento de motores

Segundo o novo CEO da F1, o congelamento seria algo bom para toda a F1 e não beneficiaria apenas a Red Bull

Max Verstappen,  Red Bull Racing celebrates with team members in parc ferme

A Red Bull segue aguardado um posicionamento da FIA com relação ao congelamento dos motores a partir de 2022 para poder assumir o programa de desenvolvimento da Honda, tornando-se a própria fornecedora. E o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, pediu para que as equipes apoiassem o pedido da RBR, algo que ele vê como benéfico para o esporte.

A equipe austríaca coloca o congelamento como necessário para assumir o programa da Honda, já que não teria verba para manter o desenvolvimento ao longo dos anos e acabaria ficando para trás em comparação com as rivais Mercedes, Ferrari e Renault.

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Enquanto Mercedes e Ferrari já haviam sinalizado apoio ao pedido, a Renault vinha se mostrando muito reticente, já que pretende introduzir uma nova unidade de potência no início de 2022. A decisão sobre a atualização foi tomada após a Red Bull rejeitar um pedido anterior de congelamento da montadora francesa.

O tópico do congelamento será discutido na reunião da Comissão da Fórmula 1 marcada para a próxima quinta-feira, dia 11. O resultado da votação pode ser fundamental nos planos da Red Bull de permanência a longo prazo no esporte. Recentemente, Helmut Marko colocou o congelamento como obrigatório também para a permanência na equipe no grid.

Domenicali, que assumiu o cargo de CEO da F1 no lugar de Chase Carey, está ansioso para conseguir com que o congelamento seja aprovado.

Ele acredita que isso seria bom para todas as equipes, garantindo uma redução de gastos em um momento importante para a F1, que se prepara para o novo regulamento de motores que deve ser introduzido em 2025.

"Certamente antecipar o congelamento dos motores é algo importante. Mas não quero dizer que isso é importante apenas pela Red Bull. É bom para toda a F1, porque, como vocês sabem, o congelamento seria introduzido em 2023 de qualquer jeito".

"Queremos antecipar isso para reduzir gastos e garantir que as montadoras e equipes possam investir no novo motor. E isso é visto como prioridade para muitas montadoras".

As fornecedoras de motores já vinham se mexendo para tentar mudar o regulamento e garantir o congelamento em 2022, e Domenicali está otimista que isso tenha apoio das equipes.

"As discussões estão evoluindo na direção correta. Não quero antecipar nada, mas estou confiante que todos irão entender a importância disso acontecer".

"Isso é algo que estará no centro das discussões na reunião. E torço para que todos percebam que essa é a melhor escolha, não apenas para a Red Bull, mas para toda a F1".

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