Empolgado com F1 2016, Wolff sugere manutenção de regulamento
Chefe da equipe, Toto Wolff acredita que manutenção do regulamento favoreceria uma maior competitividade nos próximos anos
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que a Fórmula 1 está cometendo um erro ao forçar a mudança de regras para o próximo ano, depois de um começo empolgante em 2016.
A convergência de desempenho para o terceiro ano de regulamentos híbridos de turbo na F1, aliada à flexibilidade na escolha de estratégias, levou algumas emoções para o início desta temporada.
Além disso, os progressos realizados em ambos os níveis de potência e downforce significaram que os carros são agora tão rápidos em uma volta como eles nunca foram.
Esse pano de fundo levou debate ao paddock sobre se a F1 irá ou não se beneficiar de ter carros mais rápidos no próximo ano, especialmente porque há um risco de que o aumento da pressão aerodinâmica poderia afetar as ultrapassagens.
Quando questionado após o Grande Prêmio da China porque a F1 estava tão interessada em vender a ideia de uma revisão para 2017, Wolff questionou se havia algo positivo para as novas regras.
"Não há nada para vender nele", disse ele. "Não há nenhuma proposição de venda nesses novos regulamentos em minha opinião".
"Devemos deixá-lo (o regulamento) quieto".
"E talvez seja falar contra nós mesmos (Mercedes) porque claramente não temos a vantagem que tivemos no ano passado, mas a disputa está ótima e se tornará ainda maior se deixarmos os regulamentos assim"
Dominação de uma equipe
A Mercedes tem sido a equipe a se bater na era de regras turbo, de modo que a fabricante alemã tem um interesse claro em tentar manter os regulamentos estáveis.
No entanto, Wolff assinalou que manter as regras inalteradas não ajuda a sua equipe, pois permite aos outros mais espaço para se recuperar.
Ele acha que uma nova abordagem para 2017 vai simplesmente assegurar que uma das grandes equipes com mais dinheiro se tornará uma força dominante.
"Mesmo que seja desconfortável para os donos dos direitos comerciais termos vencido um monte de corridas e os dois campeonatos, quanto mais tempo você manter regulamentos estáveis mais o desempenho vai convergir entre todos", disse. "E isso é exatamente o que está acontecendo agora".
"Os motores estão convergindo. As equipes estão convergindo. Os ganhos que estamos fazendo são menores quando a curva se achata, e os outros estão fazendo passos maiores. Então eu acho que estamos perto de uma situação ideal com grandes corridas."
Prazos finais em abril
O regulamento de aerodinâmica revisto para 2017 já está encaminhado, mas as equipes ainda têm até o final deste mês para mudar detalhes por maioria de votos, se necessário.
Embora Wolff acredite que é melhor a Fórmula 1 não mudar, ele não tem muito apoio em outras partes do paddock - com outras equipes suspeitando que uma mudança lhes dará uma oportunidade de ganhar novamente.
Wolff acrescentou: "Três grandes corridas em sequência agora. Mas somos capazes de reagir rápido o suficiente e reconhecer isso, revertendo as regulamentações? Eu não sei"
"Nós vamos mudar isso. Alguém ou nós ficará com o campeonato no próximo ano, porque isso está nos regulamentos, e tudo começa a partir do início".
"Haverá mais downforce que você nunca viu apenas no tempo de volta pura, e menos ultrapassagens porque a turbulência é muito mais extrema"
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.