Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Últimas notícias

Empolgado com F1 2016, Wolff sugere manutenção de regulamento

Chefe da equipe, Toto Wolff acredita que manutenção do regulamento favoreceria uma maior competitividade nos próximos anos

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Daniil Kvyat, Red Bull Racing RB12 passes Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid in the pits
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 and Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07 lead at the start of the race
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07 on pole at the start of the race
Niki Lauda, Mercedes Non-Executive Chairman and Toto Wolff, Mercedes GP Executive Director
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que a Fórmula 1 está cometendo um erro ao forçar a mudança de regras para o próximo ano, depois de um começo empolgante em 2016.

A convergência de desempenho para o terceiro ano de regulamentos híbridos de turbo na F1, aliada à flexibilidade na escolha de estratégias, levou algumas emoções para o início desta temporada.

Além disso, os progressos realizados em ambos os níveis de potência e downforce significaram que os carros são agora tão rápidos em uma volta como eles nunca foram.

Esse pano de fundo levou debate ao paddock sobre se a F1 irá ou não se beneficiar de ter carros mais rápidos no próximo ano, especialmente porque há um risco de que o aumento da pressão aerodinâmica poderia afetar as ultrapassagens.

Quando questionado após o Grande Prêmio da China porque a F1 estava tão interessada em vender a ideia de uma revisão para 2017, Wolff questionou se havia algo positivo para as novas regras.

"Não há nada para vender nele", disse ele. "Não há nenhuma proposição de venda nesses novos regulamentos em minha opinião".

"Devemos deixá-lo (o regulamento) quieto".

"E talvez seja falar contra nós mesmos (Mercedes) porque claramente não temos a vantagem que tivemos no ano passado, mas a disputa está ótima e se tornará ainda maior se deixarmos os regulamentos assim"

Dominação de uma equipe

A Mercedes tem sido a equipe a se bater na era de regras turbo, de modo que a fabricante alemã tem um interesse claro em tentar manter os regulamentos estáveis.

No entanto, Wolff assinalou que manter as regras inalteradas não ajuda a sua equipe, pois permite aos outros mais espaço para se recuperar.

Ele acha que uma nova abordagem para 2017 vai simplesmente assegurar que uma das grandes equipes com mais dinheiro se tornará uma força dominante.

"Mesmo que seja desconfortável para os donos dos direitos comerciais termos vencido um monte de corridas e os dois campeonatos, quanto mais tempo você manter regulamentos estáveis mais o desempenho vai convergir entre todos", disse. "E isso é exatamente o que está acontecendo agora".

"Os motores estão convergindo. As equipes estão convergindo. Os ganhos que estamos fazendo são menores quando a curva se achata, e os outros estão fazendo passos maiores. Então eu acho que estamos perto de uma situação ideal com grandes corridas."

Prazos finais em abril

O regulamento de aerodinâmica revisto para 2017 já está encaminhado, mas as equipes ainda têm até o final deste mês para mudar detalhes por maioria de votos, se necessário.

Embora Wolff acredite que é melhor a Fórmula 1 não mudar, ele não tem muito apoio em outras partes do paddock - com outras equipes suspeitando que uma mudança lhes dará uma oportunidade de ganhar novamente.

Wolff acrescentou: "Três grandes corridas em sequência agora. Mas somos capazes de reagir rápido o suficiente e reconhecer isso, revertendo as regulamentações? Eu não sei"

"Nós vamos mudar isso. Alguém ou nós ficará com o campeonato no próximo ano, porque isso está nos regulamentos, e tudo começa a partir do início".

"Haverá mais downforce que você nunca viu apenas no tempo de volta pura, e menos ultrapassagens porque a turbulência é muito mais extrema"

Artigo anterior Incidente no pit em Xangai foi "inaceitável", diz FIA
Próximo artigo Verstappen: se tivesse mais uma volta passaria Hamilton

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros