Engenheira da Red Bull não é a primeira; veja todas as mulheres que subiram ao pódio na F1
F1 tem cada vez mais mulheres assumindo papéis de destaque nas áreas de engenharia dentro das equipes
    O inédito pódio do GP do Brasil não teve apenas dois estreantes pisando nos degraus dos melhores da corrida. Além de Pierre Gasly e Carlos Sainz Jr., a engenheira de estratégias da Red Bull, Hannah Schmitz, subiu ao pódio pela primeira vez como representante da equipe austríaca. Apesar de incomum, a presença de mulheres no pódio da Fórmula 1 está se tornando cada vez mais frequente.
Leia também:
- Binotto: Ferrari vai "esclarecer besteiras" entre Vettel e Leclerc
 - VÍDEO: Red Bull faz pit stop 'espacial' com gravidade zero na Rússia
 - F1: Ocon já pilotará pela Renault nos testes pós-GP de Abu Dhabi
 - Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
 
Seis anos atrás, a Red Bull, muito a seu estilo, designou Gil Jones, chefe de eletrônica em pista, para receber o troféu pela vitória da equipe em um país muçulmano, no GP do Bahrein de 2013, vencido por Sebastian Vettel.
Além disso, uma foto que entrou para sempre na história da F1 é aquela tirada em Brands Hatch em 1986, no GP da Grã-Bretanha, pouco após o acidente que deixou o chefe e proprietário da equipe, Frank Williams, em uma cadeira de rodas.
Na ocasião, a equipe inglesa fez a dobradinha na corrida 'caseira', com Nigel Mansell e Nelson Piquet. A pessoa responsável por receber o troféu em nome da equipe, foi ninguém menos que Virginia Williams, esposa de Frank, protagonizando um momento especial para a família naquele difícil momento.
Além da presença cada vez mais frequente nos pódios, as mulheres passaram a ocupar papéis de destaque dentro das equipes. É o caso das engenheiras de estratégia Ruth Buscombe (Alfa Romeo) e Bernardette Collins (Racing Point), que assim como suas colegas da Mercedes e Red Bull, realizam tarefas fundamentais para o bom funcionamento de suas equipes.
Galeria: Veja as mulheres que já subiram ao pódio na Fórmula 1:
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
    
    F1: A dúvida sobre Fangio que Moss levou para o túmulo
    F1: Veja quais são as principais mudanças técnicas dos carros de 2022
    O que estava errado na Williams de Ayrton Senna em 1994?
    
    Como Verstappen escolhe pilotos de simuladores para entrar no automobilismo real
    F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"
    ANÁLISE F1: Apesar da pressão de Verstappen no final, dados mostram que Ferrari teve ritmo satisfatório no México
    
    F1: Red Bull assume que "matou" alguns pontos de Tsunoda no GP do México
    F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
    F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México
            
            Últimas notícias
        
                            
            
                    
        
    
            
    Trem, metrô, ônibus e vias interditadas: Como chegar em Interlagos para o GP de São Paulo de F1
    Meia-entrada tem validação online em 2025: Veja detalhes do ingresso do GP de São Paulo de F1
    F1: Veja quais são os pneus Pirelli escolhidos para o GP de São Paulo 2025
    Transporte, programação e esquema de trânsito: O que você precisa saber para o GP de São Paulo de F1
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
 - Desabilite seu adblocker.