ExxonMobil assegura bom início de parceria RBR-Honda
Fornecedora de combustível diz que fato de não precisar dividir dinamômetro com outras desenvolvedoras fará diferença
F1 2019
The 2019 FIA Formula 1 World Championship promises great excitement – and here you will find F1 news, photos and videos covering many topics such as: technological advancements, 2019 F1 rules, team and driver articles, in-depth analysis and expert opinion, and much more. You can also check out the 2019 F1 calendar, buy F1 event tickets and merchandise.
A Red Bull recebeu um impulso em suas esperanças de progresso com a Honda em 2019, com sua fornecedora de combustível, a ExxonMobil, dizendo que está em boa posição para iniciar o próximo ano.
A promissora trajetória de desenvolvimento da Honda nesta temporada elevou o otimismo da Red Bull, que acredita poder atingir resultados fortes desde o início.
A Honda ainda precisa finalizar a especificação de seu motor de 2019, mas a ExxonMobil, sua parceira de combustível, revelou que está muito mais adiantada em relação ao planejamento do ano que vem do que estava neste estágio no ano passado.
Com a atual fórmula turbo híbrida colocando pressão sobre a parceria entre fornecedor de combustível e as montadoras, esse passo poderia ajudar a impulsionar ainda mais a fabricante japonesa.
O diretor global de tecnologia de esportes a motor da ExxonMobil, David Tsurusaki, disse ao Motorsport.com: “quando tivemos este anúncio com a Honda e a Toro Rosso no ano passado, isso significou apenas se preparar para os testes de Barcelona em dezembro – que foi um curto prazo”.
“Mas agora, depois de um ano de mudanças contínuas, ajustes e testes, já estamos trabalhando em 2019 – que é exatamente onde você quer estar. Você não quer fazer todas as suas atualizações e preparações durante o ano e, no final, começar a trabalhar em 2019. Você quer trabalhar em 2019 bem cedo.”
“Então, o fato de termos tido a chance de trabalhar com os caras da Honda novamente, ficar confortável com eles, fazer as coisas acontecerem, fazer o teste e começar a trabalhar no cilindro único já completando testes de durabilidade V6, é exatamente onde queremos estar.”
“Estamos muito animados. Estamos em uma boa posição e achamos que temos o combustível certo e os lubrificantes corretos prontos para 2019.”
O relacionamento exclusivo deve ajudar a acelerar o processo de atualizações de combustível.
Perguntado sobre o quanto isso vai ajudar, Tsurusaki disse: “eu não diria que é uma grande vantagem, mas é um grande passo. Não estaremos competindo por tempo de teste com outros fabricantes como estaríamos com Renault ou Mercedes”.
“No caso dos fabricantes de motores anteriores, não éramos necessariamente a prioridade a testar. Portanto, neste caso, não somos apenas a prioridade, somos os únicos. É o melhor cenário.”
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Photo by: Andy Hone / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.