Recomendado para você

F1: De volta à Interlagos, Colapinto quer "compensar o ano passado" para fãs argentinos em 2025

F1: De volta à Interlagos, Colapinto quer "compensar o ano passado" para fãs argentinos em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: De volta à Interlagos, Colapinto quer "compensar o ano passado" para fãs argentinos em 2025
F1: McLaren revela o que causou domínio de Norris no GP do México

F1: McLaren revela o que causou domínio de Norris no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: McLaren revela o que causou domínio de Norris no GP do México
F-E: Drugovich é 11º e di Grassi 18º no penúltimo dia de testes em Valência; Mortara lidera

F-E: Drugovich é 11º e di Grassi 18º no penúltimo dia de testes em Valência; Mortara lidera

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Drugovich é 11º e di Grassi 18º no penúltimo dia de testes em Valência; Mortara lidera
F1: Bortoleto faz teste de pneus com a Pirelli no México

F1: Bortoleto faz teste de pneus com a Pirelli no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto faz teste de pneus com a Pirelli no México
GP de São Paulo de F1 anuncia venda extraordinária de ingressos nesta quarta

GP de São Paulo de F1 anuncia venda extraordinária de ingressos nesta quarta

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
GP de São Paulo de F1 anuncia venda extraordinária de ingressos nesta quarta
Entenda pontos do processo de Massa em busca do título de 2008 após documentos virem à tona; Ecclestone, F1 e FIA reagem

Entenda pontos do processo de Massa em busca do título de 2008 após documentos virem à tona; Ecclestone, F1 e FIA reagem

Fórmula 1
Fórmula 1
Entenda pontos do processo de Massa em busca do título de 2008 após documentos virem à tona; Ecclestone, F1 e FIA reagem
Piloto da Moto3, Noah Dettwiler não está mais em estado crítico após cirurgias

Piloto da Moto3, Noah Dettwiler não está mais em estado crítico após cirurgias

Moto3
Moto3
Sepang
Piloto da Moto3, Noah Dettwiler não está mais em estado crítico após cirurgias
ANÁLISE F1: Apesar da pressão de Verstappen no final, dados mostram que Ferrari teve ritmo satisfatório no México

ANÁLISE F1: Apesar da pressão de Verstappen no final, dados mostram que Ferrari teve ritmo satisfatório no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
ANÁLISE F1: Apesar da pressão de Verstappen no final, dados mostram que Ferrari teve ritmo satisfatório no México

F1: A foto que dá pistas sobre os problemas da Mercedes com o carro de 2022

Algumas decisões tomadas pela equipe no último dia de testes no Bahrein dão indícios sobre a origem das preocupações do time alemão

Mercedes W13 front wing detail

A declaração de Lewis Hamilton de que a Mercedes não está em posição de lutar por vitórias no início da temporada 2022 da Fórmula 1 pode dizer muito sobre a extensão dos problemas que a equipe teve na pré-temporada. Porque, por mais que os rivais acreditem que a equipe esteja escondendo a realidade, ficou claro ao ver o W13 na pista que a situação não é a ideal ainda.

porpoising em excesso, momentos de saída traseira e dificuldades para encontrar a consistência ao longo de uma curva deixam a equipe com um pé atrás. Mas enquanto ainda não há uma explicação detalhada, algumas modificações tardias ao carro, incluindo a manobra drástica de cortar parte da estrutura do assoalho, nos deram algumas pistas sobre as dificuldades da Mercedes.

Leia também:

Como visto em nossa fotografia exclusiva (abaixo), a Mercedes, tardiamente, usou a serra na parte inferior do assoalho, removendo parte da borda inferior, em um esforço para mudar a distribuição do fluxo de ar para fora e pela seção dianteira do assoalho para a parte inferior do piso e o difusor.

Mercedes W13 detail

Mercedes W13 detail

Photo by: Giorgio Piola

Suas últimas saídas da pré-temporada foram completadas com a parte inferior do assoalho do W13 sendo encharcado com tinta flow-viz, para que a equipe pudesse obter alguma confirmação visual das estruturas do fluxo, esperando que pudesse fornecer mais feedback sobre a direção que pode ser necessária para resolver os problemas que o fenômeno cria.

A movimentação para reduzir o assoalho mostra que a Mercedes está buscando um modo para se livrar do porpoising sem ter que aumentar muito a altura do carro, já que isso implica em perda de performance, com a redução do efeito solo.

Corte, refinamento, e mesmo a adição de detalhes em certas áreas do assoalho parecem ser o modo preferido da Mercedes em busca de colocar o carro na janela ideal de funcionamento.

Mercedes W13 floor comparison

Mercedes W13 floor comparison

Photo by: Giorgio Piola

O design do assoalho, como um todo, é novo e faz parte do pacote de peças introduzidas pela equipe no começo dos testes do Bahrein, junto do conceito radical de sidepod minimalista. E, enquanto anteriormente a Mercedes havia uma seção mais complexa em forma de onda na borda dianteira do piso, agora possui uma versão mais simplificada (seta vermelha).

Além disso, o design da borda do assoalho pode ser considerado simplista quando comparado a alguns de seus rivais, que podem estar usando a geometria, asas de borda permitidas e alguma flexão, em busca de manter a atitude do assoalho de forma mais estável.

Enquanto isso, a Mercedes foi forçada a adicionar um suporte de metal, o que impede que toda a borda do piso flexione demais (seta azul), enquanto na Ferrari, abaixo, isso só tem autoridade sobre a seção traseira do corte e na asa da borda.

Ferrari F1-75 and McLaren MCL36 floor comparison

Ferrari F1-75 and McLaren MCL36 floor comparison

Photo by: Giorgio Piola

Nas últimas saídas, foi possível notar também a Mercedes usando o carro com mais ângulo de ataque aplicado na asa dianteira (note o quão inclinada a aleta superior está em relação aos pontos de conexão), em um esforço para jogar o balanço do carro para frente, dando mais importância ao bico.

Isso parece ter um efeito, tornando o carro mais ponteiro para evitar que ele saia muito de traseira, ajudando também a aumentar um pouco a traseira, para evitar que ele quique tanto.

Mercedes W13 front wing detail

Mercedes W13 front wing detail

Photo by: Giorgio Piola

Verstappen VOA, Ferrari se mantém forte, ALONSO 'fisga' P4, HAMILTON faz alerta e RED BULL se renova

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - Boletim do terceiro dia de testes de pré-temporada da F1 no Bahrein

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior GP do Bahrein de F1: Horários, previsão do tempo e como acompanhar a abertura da temporada 2022, com F2 e F3
Próximo artigo F1: Ferrari pede mais rigidez nas regras por retrovisores "de nave espacial" da Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros