F1 - "Algo que agrade a todos": entenda o pano de fundo do 'divórcio' entre Ocon e Alpine já em Abu Dhabi
Oliver Oakes explicou que o assunto é complexo, já que tanto a Alpine quanto a Mercedes - cujo chefão é Toto Wolff, manager de Ocon - estão envolvidas
Chefe de equipe da Alpine, Oliver Oakes disse que um potencial arranjo para trocar Esteban Ocon por Jack Doohan no GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 do próximo fim de semana está indo "em uma direção que convém a todos".
A equipe anunciou que a decisão já foi tomada e Ocon está liberado para pilotar pela Haas no teste pós-temporada em Abu Dhabi.
Isso permite que Doohan faça sua estreia antes de 2025, dando-lhe um fim de semana completo de experiência como piloto de F1 antes da abertura da temporada do próximo ano, em sua corrida de casa em Melbourne, na Austrália.
Falando sobre as negociações, Oakes explicou que o assunto é complexo, já que tanto a Alpine quanto a Mercedes - cujo chefão é Toto Wolff, manager de Ocon - estão envolvidas nas conversas, mas o comandante da antiga Renault acha que uma solução adequada para todos será apresentada.
"Acho que isso vem de todos os lados, na verdade. Acho que se pode dizer que é bom ter o Jack mais cedo. Acho que se pode dizer que, do lado de Ocon, é bom seguir em frente mais cedo. Acho que isso é bom para todos. Portanto, acho que a discussão é bastante natural. Honestamente, Ocon também tem sido uma grande parte desta equipe e, de ambos os lados, é bom para cada um", afirmou o dirigente inglês.
Oliver Oakes, diretor de equipe da Alpine F1 Team, na coletiva de imprensa
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Oakes sugeriu que a insatisfação anterior entre Ocon e a Alpine - que chegou ao ápice após um confronto com Pierre Gasly em Mônaco - teve seu papel no possível fim precoce do relacionamento, mas acrescentou que é uma evolução "natural" para Ocon querer começar a trabalhar com o novo time.
Ele considerou que as conversas sobre o futuro de Ocon entre Wolff e o executivo da Alpine Flavio Briatore devem ser relativamente simples. "Acho que você poderia dizer que [os desentendimentos anteriores] têm um papel a desempenhar. Mas acho que a parte mais importante é uma espécie de evolução natural, pois ele vai seguir em frente [no próximo ano]. É bom para nós dois fazermos isso um pouco mais cedo na última rodada ou não?", refletiu Oakes.
"Também pode ser visto como uma vantagem ter Jack na equipe, trabalhando com todos, e acabar com essas expectativa já agora, em vez de fazê-lo no ano que vem, na Austrália. Acho que, na verdade, é provável que isso pareça ser adequado a todos, e vamos discutir o assunto. Acho que Toto e Flavio têm um relacionamento muito bom, então tenho certeza de que eles farão o que for certo para cada um lá", disse Oakes.
MAX VENCE COM FOLGA pós-ERRO DE NORRIS! Leclerc e Piastri top3. RICO PENTEADO e FELIPE MOTTA debatem | PÓDIO
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Tetra absurdo redefine Verstappen? Max comparado a lendas | Caio Collet
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.