Últimas notícias
Fórmula 1 GP da China

F1: Atualização da Ferrari para Ímola terá "cópia" do RB20; entenda

O pacote de atualização SF-24 fará sua estreia em Ímola, com novidades que lembram muito as ideias de Newey, mas essa não será uma cópia do RB20...

Assoalho da Ferrari SF-24

Foto de: Giorgio Piola

A Ferrari copiou a Red Bull? O SF-24, que estreará em Ímola a primeira das três atualizações aerodinâmicas programadas para a temporada 2024 da Fórmula 1, terá certa semelhança com o RB20.

Como antecipado pelo Formu1a.uno, o carro mudará de cara para o GP da Emilia Romagna, retomando conceitos desenvolvidos por Adrian Newey para os carros de Max Verstappen e Sergio Pérez.

Leia também:

No pacote de mudanças previstas, a Scuderia trabalhou também na boca dos radiadores na entrada dos sidepods e, buscando maior eficiência aerodinâmica, decidiu abrir mãos da bandeja inferior, optando por uma solução invertida que, além de permitir menor aderência, permite separar os fluxos de ar de forma mais eficaz à medida que eles avançam.

Red Bull RB20, detalhe da... viseira em frente à boca do radiador

Red Bull RB20, detalhe da... viseira em frente à boca do radiador

Foto de: Ronald Vording

A filosofia iniciada pela Red Bull também foi seguida pela McLaren com uma solução semelhante, mas menos extrema que a do time austríaco, sinal de que a linha de desenvolvimento havia sido intuída para além de Newey.

É justo perguntar se a Ferrari decidiu avaliar a solução da Red Bull no túnel de vento, depois de ver o RB20 na pré-temporada do Bahrein. A resposta vinda de Maranello é clara: não, porque o time de Enrico Cardille já vinha fazendo testes nos sidepods desde o começo do ano.

A versão B do SF-24 entrou no túnel de vento bem antes do início da temporada 2024. Então, em Maranello, eles tiveram a mesma intuição de Adrian Newey? Essa afirmação também não é correta. Na realidade, parece haver uma terceira via: você deve se lembrar que, no fim do ano passado, antecipamos no Motorsport.com que a Ferrari havia contratado vários engenheiros, incluindo nomes vindos de Milton Keynes.

Ferrari SF-24: em Ímola a boca do radiador será virada e a bandeja desaparecerá

Ferrari SF-24: em Ímola a boca do radiador será virada e a bandeja desaparecerá

Foto de: Uncredited

A Ferrari, portanto, se beneficiará dos movimentos do mercado já em Ímola. A deixa sobre a boca invertida nos sidepods veio de quem teve a oportunidade de ver o RB20 durante sua gestação, trazendo seu conhecimento para Maranello.

Assim, enquanto Diego Tondi deliberava sobre o SF-24, que veremos na pista neste final de semana em Xangai, foi iniciado um programa paralelo. O estudo foi iniciado rapidamente, mas era necessário ver nas simulações que a novidade, adaptada às necessidades da Ferrari, traria vantagens tangíveis de desempenho antes de receber o ok para a criação do modelo de túnel de vento.

A Ferrari é a segunda força na F1 2024, ficando atrás apenas da Red Bull: o SF-24 é um carro bem nascido e com bom potencial de crescimento. O pacote de Ímola inclui, além da lateral redesenhada não somente na entrada do radiador, um assoalho completamente novo (desde os desviadores de fluxo nos túneis Venturi até o difusor) e uma asa dianteira mais extrema, que deve permitir à equipe iniciar o processo de aproximação à Red Bull, previsto por Frédéric Vasseur.

A rotatividade no Departamento de Corridas, porém, está longe de terminar. Há negociações importantes em andamento que, quase certamente, não dizem respeito a Adrian Newey. O engenheiro não deve ir para Maranello como muitos previram, sendo mais provável sua permanência em Milton Keynes.

Como 'FICO' de Alonso afeta DRUGO: é FIM DA LINHA para Felipe na Aston? Veja equipes para ele MIRAR

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #278 – Como mercado da F1 reagirá após renovação de Alonso?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Motorsport Business #12 – Gabriel Hackme, da PRIO, e Nicolas Costa: a relação piloto e patrocinador

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Como será o formato das sprints em 2024? Entenda mudanças
Próximo artigo F1: Hamilton terá 'última' conversa com Wolff antes de ida à Ferrari

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil