Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1: Bearman sabia que Hamilton "não iria empurrá-lo" durante disputa em Baku

Oliver Bearman entrou para história da F1 após se manter na zona de pontuação em estreia por segunda equipe na categoria

Oliver Bearman, Haas VF-24, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15

Oliver Bearman entrou para a história da Fórmula 1 ao ser o primeiro piloto a marcar pontos por duas equipes diferentes em sua corrida de estreia. No início da temporada, o britânico pontuou pela Ferrari, ao substituir Carlos Sainz em Jeddah, e, no último fim de semana, terminou em décimo com a Haas no Azerbaijão.

No entanto, o piloto teve mais um momento que o colocou nos holofotes durante a etapa: sua disputa por posição com Lewis Hamilton. Após a corrida, o novato declarou que sentiu que o heptacampeão mundial "não iria empurrá-lo para o muro".

Leia também:

O que aconteceu em pista

Bearman vinha liderando Hamilton na margem dos pontos por 23 voltas durante a segunda metade da corrida de Baku, onde ambos acabaram sendo impulsionados para as posições de pontuação por Sergio Pérez e Carlos Sainz, que bateram na penúltima volta da corrida.

Quando as dez voltas finais começaram e Bearman perseguiu a Williams de Franco Colapinto na frente, Hamilton o atacou na Curva 1 para finalmente passar. No entanto, o novato se defendeu com determinação antes de perder a saída mais apertada para a curva de 90 graus à esquerda e rebaixar seu compatriota mais jovem.

"Bem, você sabe que, quando você passa por fora, ele vai deixar espaço para você, o que é uma sensação agradável", disse o britânico quando perguntado sobre a manobra de Hamilton pelo Motorsport.com.

"Como na Curva 1, eu sabia que ele não ia me empurrar para o muro, o que é um pouco menos certo com outros pilotos. Essa é uma sensação agradável e é sempre muito limpa, mas difícil quando eu estava correndo com ele".

O piloto da Haas retornou de seu único pitstop alguns segundos à frente do heptacampeão e a diferença entre eles, segundo o primeiro, era "como um ioiô" - a Mercedes estava muito próxima depois de ultrapassar Esteban Ocon e Zhou Guanyu - antes que o segundo conseguisse se aproximar e passar.

"Eu estava realmente forçando muito durante algumas voltas para ultrapassar Franco e meus pneus estavam ficando muito quentes", acrescentou Bearman. "Foi exatamente nesse ponto que ele se lançou sobre mim e conseguiu me ultrapassar com bastante facilidade".

"Depois disso, precisei de algumas voltas e o peguei de volta e estava quase pegando o DRS novamente. É irritante ter o deixado ultrapassar, mas não se pode cometer pequenos erros com um cara como ele atrás".

Oliver Bearman, Haas VF-24, Nico Hulkenberg, Haas VF-24

Oliver Bearman, Haas VF-24, Nico Hulkenberg, Haas VF-24

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Bearman cruzou a linha de chegada como décimo colocado, depois que ele e Hamilton ultrapassaram Nico Hulkenberg após a batida de Sainz e Pérez. Ambos os britânicos reagiram bem à bandeira verde enquanto o outro piloto da Haas 'tirava o pé' do acelerador.

Hulkenberg estava preocupado com seu carro ter sido danificado após bater nos detritos da batida. Depois do incidente, o piloto bateu no muro na aproximação da curva 15 e, temendo ter furado o mesmo pneu que atingiu os detritos, ficou atrás de Colapinto na volta seguinte, antes de perder as posições extras após o acidente tardio.

"A pista ficou verde novamente e eu consegui ultrapassá-lo com Lewis", explicou Bearman. "Foi uma ultrapassagem. Sinto muito por ele. Ele teve um problema para perder a posição também para Franco, mas estou feliz por ter conquistado o ponto".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Rival de Bortoleto? Williams quer Colapinto no grid de 2025 e está aberta a negociar com Sauber
Próximo artigo Com possibilidade de Bortoleto na F1, Barrichello dispara: "Pressão desnecessária"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil