F1: Bottas critica Verstappen após acidente no pitlane de Mônaco
Após safety car entrar na pista, pilotos de Mercedes e Red Bull fizeram pit stop e acabaram se tocando no pitlane no retorno à pista
Depois do acidente com Max Verstappen no pitlane de Mônaco na etapa monegasca da Fórmula 1 neste domingo, Valtteri Bottas criticou a conduta do rival da Red Bull. Segundo o piloto da Mercedes, o holandês "continuou indo para a direita" quando saía de seu pit stop nos boxes do Principado (veja fotos exclusivas em galeria no fim desta matéria).
O finlandês estava em segundo lugar, atrás do companheiro Lewis Hamilton, quando um safety car foi acionado no início da corrida de Monte Carlo. A parada rápida da Red Bull fez com que Verstappen retornasse ao pitlane imediatamente ao lado de Bottas, que teve que recolher seu carro para a direita em função da saída perigosa do holandês. Com isso, o piloto da Mercedes acabou tendo um pneu furado, tendo que fazer outro pit stop e perdendo muito tempo.
Bottas caiu para quarto, atrás da Ferrari de Sebastian Vettel, que terminou em terceiro, atrás de Verstappen. Por conta do incidente no pitlane, o holandês acabou punido em 5s e caiu para quarto, promovendo o finlandês e o alemão ao pódio junto ao vencedor britânico.
Prejudicado, o companheiro de Hamilton comentou o toque na área dos boxes: "Isso foi o que tornou a corrida mais difícil. Nós paramos ao mesmo tempo que Lewis, e por alguma razão, nossa parada foi um pouco lenta. Max ficou ao meu lado na saída para o pitlane. Então estávamos lado a lado, eu mantive minha linha e ele continuou indo para a direita”.
"Nos tocamos e eu também toquei na parede porque não havia mais espaço. Honestamente, eu pensei que quando tivesse que parar de novo, eu iria para a parte de trás do grid, mas felizmente eu só perdi mais um lugar. Poderia ter sido muito pior”, ponderou Bottas.
Já Verstappen disse que a Red Bull "fez tudo certo" no pit stop e afirmou que não sabia que Bottas estava ao seu lado. "Eu não sabia que havia alguém ao meu lado porque os mecânicos me liberaram. Eu estava apenas indo, mas tudo foi ficando um pouco apertado. Foi uma pena que nos tocamos. Eu não podia vê-lo”, relatou o holandês.
Entretanto, os comissários consideraram que Verstappen infringiu o Artigo 28.13a dos regulamentos esportivos, que afirma que os carros "não devem ser liberados de uma posição de garagem ou pit stop de maneira que possam colocar em risco o pessoal do pit lane ou outro piloto".
Não se trata, portanto, de infração ao Artigo 28.13d, que explicitamente se refere a um carro "lançado em uma condição insegura" e exige uma penalidade de 10 segundos parado nos boxes. Por sua vez, a regra infringida por Verstappen não tem uma penalidade específica. Assim, de acordo com recente precedente para o mesmo tipo de infração, o holandês recebeu uma penalidade de cinco segundos.
Perguntado pelo Motorsport.com se sentiu que a punição era suficiente, Bottas disse: "É complicado porque não há como recuperar as posições que perdi, exceto a de Max. Só que a posição que eu perdi para o Sebastian não tem como eu ganhar de volta. Mas ele pagou a penalidade, então acho que está tudo bem. Não há muito o que dizer além disso".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.