F1: Definição de futuro ajudou Bottas a melhorar desempenho em 2021
Finlandês marcou 51 pontos nas últimas três corridas, quinze a mais que Verstappen e dezesseis sobre Hamilton


Valtteri Bottas acredita que sua recente melhora nos resultados na Fórmula 1 foi ajudada pela definição de seu futuro na categoria. O finlandês passou grande parte do ano lutando para mostrar a seus chefes da Mercedes que merecia um novo acordo para 2022. No entanto, uma série de corridas frustrantes e a forma impressionante de George Russell fizeram com que a equipe optasse por não mantê-lo.
Em vez disso, ele garantiu uma mudança para a Alfa Romeo na próxima temporada e disse que conseguir esse acordo trouxe consigo uma diferença notável em sua abordagem.
Leia também:
Seu futuro foi anunciado antes do GP da Itália e Bottas foi o mais rápido na qualificação em Monza e venceu a corrida sprint, marcou pontos na Rússia apesar de uma penalidade no grid e largou da pole e triunfou na Turquia.
Nas últimas três corridas, ele marcou 51 pontos no total, o que está bem acima dos 36 de Max Verstappen e 35 de Lewis Hamilton.
Refletindo sobre por que atingiu a boa forma, o finlandês disse: "Bem, eu sempre tive confiança, mas é bom ter uma vitória e o lembrete de que você pode ganhar corridas. Para ser honesto, após a Itália tenho me sentido muito relaxado em qualquer caso e fui capaz de me concentrar apenas em pilotar, e com certeza isso ajuda."

Valtteri Bottas, Mercedes W12
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
Embora Bottas não vá ficar com a Mercedes na próxima temporada, ele disse que a atitude de sua equipe continua a mesma de antes e que não foi impedido de participar de nenhuma reunião técnica.
"Acho que a escuderia tem estado bem, nada mudou realmente", comentou o piloto. "Tudo está normal e o time tem um bom espírito no geral. Estamos muito motivados para o resto do ano e trabalhando duro como sempre."
"Estou nas mesmas reuniões dos últimos cinco anos. Se há outras, não sei sobre elas. Então para mim está tudo normal", acrescentou.
Os chefes da Mercedes têm elogiado muito o desempenho recente de Bottas. Toto Wolff não o descartou de mais vitórias no restante da temporada.
"Pode não ser o último nesta temporada,” explicou Wolff após a Turquia. “O que ele entregou [na Turquia] foi inacreditável. Ele largou com facilidade da pole, arrancou, foi o homem mais rápido em pista, o melhor em termos de gestão de pneus, manteve-se sempre sob controle, fez a volta mais rápida.
"Ele pode desempenhar um papel vital no campeonato de construtores, mas também apoiando Lewis, porque o desempenho de Valtteri impediu Max de marcar mais oito pontos", completou.
F1: Entenda como CALENDÁRIO de 2022 se tornou o mais INSANO e DESAFIADOR para equipes e pilotos
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #138 – Red Bull não sabe o que fazer contra Mercedes após GP da Turquia?

F1: Meta da Ferrari é terceiro lugar nos construtores, mesmo com foco em 2022
F1 - Wolff não se importaria com derrota para Red Bull, pois Mercedes 'não deve nada'

Últimas notícias
Otmar Szafnauer ainda vê a vaga deixada pelo espanhol sendo preenchida pelo australiano devido ao contrato assinado pelo campeão da Fórmula 2 com a equipe francesa
F1: Chefe da Alpine ainda conta com Piastri, mas revela 14 pretendentes à vaga de Alonso
Otmar Szafnauer falou à imprensa espanhola sobre futuro da Alpine após saída de Alonso e incerteza com Piastri
F1: Data do GP de Las Vegas é revelada em carta; evento deve anteceder Abu Dhabi
Em documento, etapa no oeste norte-americano deve ocorrer na mesma faixa de data por, no mínimo, cinco anos
ANÁLISE F1: As razões das dificuldades de Ricciardo na McLaren
Adaptação ao carro de 2022, que mantém DNA do modelo anterior, seria um dos motivos