F1 - Doohan: Substituição na Alpine é "difícil de aceitar"
Jovem australiano deu uma primeira resposta à perda de sua vaga na escuderia francesa para Franco Colapinto
Jack Doohan diz que perder sua vaga na equipe Alpine para Franco Colapinto é "algo difícil de aceitar", depois que foi confirmado que ele se afastaria, após seis corridas da temporada 2025 da Fórmula 1.
Doohan ainda não havia marcado pontos para a Alpine e, depois de outro fim de semana desafiador em Miami, que mostrou um forte desempenho em uma única volta, mas também terminou após uma colisão na Curva 1, a equipe agora decidiu colocar o piloto reserva Colapinto no lugar para os próximos cinco fins de semana de GPs.
Enquanto isso, Doohan voltará a ser reserva da equipe, que reavaliará sua formação após o GP da Áustria, em junho.
O australiano de 22 anos admitiu que seu 'rebaixamento' foi difícil de aceitar, mas prometeu manter a cabeça fria nos próximos meses.
"Estou muito orgulhoso por ter realizado a ambição de minha vida de ser um piloto profissional de Fórmula 1 e serei eternamente grato à equipe por me ajudar a realizar esse sonho", declarou Doohan, citado pela Alpine. "Obviamente, este último capítulo é difícil para mim porque, como piloto profissional, naturalmente quero estar correndo".
"Dito isso, agradeço a confiança e o comprometimento da equipe. Como equipe, temos metas de longo prazo a serem alcançadas, e continuarei a me esforçar ao máximo de todas as formas possíveis para ajudá-las. Por enquanto, vou manter a cabeça baixa, continuar trabalhando duro, acompanhar com interesse as próximas cinco corridas e continuar perseguindo meus próprios objetivos pessoais".

Jack Doohan, Alpine
Foto de: James Sutton / Motorsport Images
A troca de pilotos da Alpine coincide com a renúncia do chefe da equipe, Oliver Oakes, após ter comandado a equipe ao lado do conselheiro executivo Flavio Briatore desde o ano passado.
"Depois de analisar as primeiras corridas da temporada, tomamos a decisão de colocar Franco no carro ao lado de Pierre nas próximas cinco corridas", disse Briatore, que agora está totalmente no comando da equipe por enquanto. "Com a concorrência tão acirrada este ano e com um carro competitivo, que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição em que vemos a necessidade de alternar nossa formação".
"Também sabemos que a temporada de 2026 será importante para a equipe e fazer uma avaliação completa e justa dos pilotos nesta temporada é a coisa certa a fazer para maximizar nossas ambições no próximo ano. Continuamos a apoiar Jack na equipe, pois ele tem agido de forma muito profissional em sua função de piloto de corrida até agora nesta temporada. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente e, após esse período, avaliaremos nossas opções".
PIASTRI JÁ É MAIOR QUE NORRIS? McLaren INOCENTADA, Max, COLAPINTO, Bortoleto e NOVATOS! Felipe Motta
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate NORRIS X PIASTRI, volta de COLAPINTO e MOMENTO de BORTOLET
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.