F1: Verstappen supera falha em pit stop, passa Hamilton e vence nos EUA; Red Bull é campeã de construtores
Corrida ficou agitada por causa de problema no pit stop de holandês, após falha em pistola da Red Bull; Max precisou ultrapassar Lewis no fim para triunfar

Na tarde deste domingo, foi disputado o GP dos Estados Unidos, 19ª de 22 etapas da temporada 2022. E quem prevaleceu no Circuito das Américas, em Austin, foi Max Verstappen, que voltou a vencer após triunfar no Japão e conquistar seu segundo título mundial da Fórmula 1 em Suzuka.
Além de novamente subir no lugar mais alto do pódio, o holandês ainda contribuiu para a conquista do título de construtores por parte da Red Bull, que confirma sua supremacia entre as equipes e levanta a taça das escuderias pela primeira vez desde 2013, quebrando a hegemonia da Mercedes.
A corrida
Na largada, o pole Carlos Sainz, da Ferrari, acabou tracionando mais lentamente que Verstappen, perdendo a liderança e caindo para segundo. Na tomada da curva 1, o espanhol acabou tocado por George Russell e abandonou. O britânico da Mercedes tomou punição de 5s.
Verstappen manteve a ponta, à frente do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes. Após a primeira rodada de pit stops, o holandês continuou liderando, seguido pelo heptacampeão mundial. Em corrida de recuperação por causa de punições no grid por trocas de componentes da unidade de potência, o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, apareceram no top 5, disputando a última posição do pódio com Russell.
Após mais de 15 das 56 voltas do GP, acidentes provocaram entradas do safety car: primeiro, o finlandês Valtteri Bottas abandonou com a Alfa Romeo (veja acima), e depois o espanhol Fernando Alonso, da Alpine, se acidentou com Lance Stroll, da Aston Martin. O canadense abandonou.
Mais à frente, Leclerc ultrapassou Pérez, que passou a ser pressionado por Russell, na briga pelo quarto lugar. No 35º giro, Hamilton fez mais um pit stop. Max fez o mesmo, mas a RBR errou e ele perdeu posição para Hamilton e Leclerc. Logo, chegou no ferrarista e passou. O mesmo com Lewis.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Pits | Abandono | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Red Bull | Red Bull | 56 | 1:42'11.687 | 2 | 25 | ||||
2 | 44 | Mercedes | Mercedes | 56 | 1:42'16.710 | 5.023 | 5.023 | 2 | 18 | ||
3 | 16 | Ferrari | Ferrari | 56 | 1:42'19.188 | 7.501 | 2.478 | 2 | 15 | ||
4 | 11 | Red Bull | Red Bull | 56 | 1:42'19.980 | 8.293 | 0.792 | 2 | 12 | ||
5 | 63 | Mercedes | Mercedes | 56 | 1:42'56.502 | 44.815 | 36.522 | 3 | 11 | ||
6 | 4 | McLaren | Mercedes | 56 | 1:43'05.472 | 53.785 | 8.970 | 2 | 8 | ||
7 | 14 | Alpine | Renault | 56 | 1:43'06.765 | 55.078 | 1.293 | 2 | 6 | ||
8 | 5 | Aston Martin | Mercedes | 56 | 1:43'17.041 | 1'05.354 | 10.276 | 2 | 4 | ||
9 | 20 | Haas | Ferrari | 56 | 1:43'17.521 | 1'05.834 | 0.480 | 1 | 2 | ||
10 | 22 | AlphaTauri | Red Bull | 56 | 1:43'22.606 | 1'10.919 | 5.085 | 2 | 1 | ||
11 | 31 | Alpine | Renault | 56 | 1:43'24.562 | 1'12.875 | 1.956 | 2 | |||
12 | 23 | Williams | Mercedes | 56 | 1:43'26.744 | 1'15.057 | 2.182 | 2 | |||
13 | 24 | Alfa Romeo | Ferrari | 56 | 1:43'27.851 | 1'16.164 | 1.107 | 2 | |||
14 | 10 | AlphaTauri | Red Bull | 56 | 1:43'33.450 | 1'21.763 | 5.599 | 2 | |||
15 | 47 | Haas | Ferrari | 56 | 1:43'36.177 | 1'24.490 | 2.727 | 2 | |||
16 | 3 | McLaren | Mercedes | 56 | 1:43'42.174 | 1'30.487 | 5.997 | 2 | |||
17 | 6 | Williams | Mercedes | 56 | 1:43'55.275 | 1'43.588 | 13.101 | 2 | |||
18 | Aston Martin | Mercedes | 21 | 1 | Colisão | ||||||
77 | Alfa Romeo | Ferrari | 16 | 1 | Rodou | ||||||
55 | Ferrari | Ferrari | 1 | 1 | Colisão |
Veja DEBATE sobre o GP dos Estados Unidos, com Rico Penteado e Felipe Motta
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!
Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.