Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

F1: Equipes se preparam para aumento no preço do combustível em 2026

Custo poderá chegar a R$1.690,00 por litro, aumento significativo em relação ao preço atual

Race start

Race start

Foto de: Erik Junius

O novo regulamento da Fórmula 1, que será válido a partir de 2026, introduzirá uma série de mudanças na categoria, entre eles, o combustível, que será 100% sustentável. No entanto, o possível custo desse elemento tem sido fonte de preocupação entre as equipes. 

Leia também:

Segundo o site The Race, projeções indicam que o novo combustível custará entre $170 e $225 (R$986 e R$1.268), porém, de acordo com um dos chefes de equipe, a medida que as pesquisas avançam, o valor cresce e pode chegar a $300 (R$1.691,00) por litro. Isso seria um aumento muito significativo em relação ao preço do combustível que é utilizado hoje: acredita-se que 1 litro custe entre $22 e $33 (R$124 e R$186). 

Teto orçamentário

Levando esses valores em consideração, ao associá-los a quilometragem percorrida em um ano, o custo só com combustível, a partir de 2026, seria em torno de $90 mil (R$507 mil) por fim de semana. Em uma temporada com 24 corridas, poderiam ser gastos mais de $ 2 milhões (R$11 milhões) só com isso e times que não têm parcerias com fornecedores poderiam ter custos ainda mais elevados. 

Porém, pela primeira vez, a partir de 2026, o gasto com combustível não será incluído no teto orçamentário. Ainda assim, um aumento de despesa dessa magnitude não é algo que pode ser ignorado e que não vá fazer diferença. Um dos chefes de equipe chegou a chamar a situação de "ridícula". 

A FIA está levando em consideração as reclamações dos times e entende-se que, apesar de mudanças não serem possíveis para o ano que vem, a entidade já estaria trabalhando em soluções para 2027. Uma das possibilidades é a utilização de ingredientes padrão, mais baratos, e as fornecedoras só poderiam fazer ajustes em alguns aspectos específicos. 

O diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, admitiu que os preços estão altos, mas mantem o otimismo de que as coisas irão melhorar: "Vai diminuir, como acontece com toda tecnologia. Inicialmente, tudo é novo e, de certa forma, tudo é um protótipo. À medida que as pessoas aprendem, vão reduzir [os custos] pouco a pouco."

"Não estou dizendo que é totalmente realista imaginar isso em um carro de rua amanhã, mas acho que o aprendizado desses parceiros importantes vai ajudá-los a reduzir os custos. Eles precisam fazer isso tanto para a F1 quanto para seus negócios do dia a dia", completou. 

PÉREZ 'NA' CADILLAC, Max PAI, parceria SENNA / SCHUMI e detalhes de IMOLA-94. Lando, Lewis, GABRIEL!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior F1: Tsunoda pede mais tempo para levar carro da Red Bull ao limite
Próximo artigo F1: Parceira de motores da Renault fecha acordo com a Audi para 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros