F1: Ferrari encontrou solução para dificuldades de Hamilton?

Na Bélgica, o heptacampeão experimentou uma nova pastilha de freios, o que deixou sua pilotagem um pouco mais confortável

Detalhes técnicos da Ferrari

Foto de: Roberto Chinchero

Mynt

Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual

A Ferrari levou atualizações para o GP da Bélgica no último fim de semana, mudanças que, inicialmente, não pareceram surtir nenhum efeito nas dificuldades de Lewis Hamilton com o carro. Porém, na corrida e Fórmula 1, o inglês ficou mais confortável com a pilotagem de seu SF-25 e satisfeito com o resultado.

Leia também:

Em Spa-Francorchamps, o heptacampeão se beneficiou de novas pastilhas de freio. A peça tinha sido testada anteriormente por Charles Leclerc e a mudança o deixou mais confortável:

"Sou muito grato à equipe por me fornecer novos componentes. Alguns deles, aparentemente, Charles já havia testado em Montreal, então ele provavelmente ganhou mais experiência. Para mim, por outro lado, foi a primeira vez".

Lewis Hamilton, Ferrari

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Michael Potts / Motorsport Images

As palavras do britânico deram a entender que se tratava da nova suspensão traseira que, no entanto, como todos sabemos, fez sua primeira aparição na décima terceira etapa, a primeira da temporada de 2025. 

A mudança dizia respeito à opção que a Brembo disponibilizou para as equipes após os primeiros GPs deste campeonato, com a introdução de um novo material. O objetivo era oferecer aos pilotos uma modulabilidade de frenagem diferente, para se adaptar aos diferentes estilos de direção entre aqueles que gostam da pisada inicial e aqueles que, ao contrário, preferem gerenciar a frenagem com uma sensibilidade que varia de curva a curva. 

A Ferrari pensou em experimentar a pastilha no Canadá com Leclerc, enquanto a solução só foi transferida para Lewis na Bélgica, já que a equipe de Maranello está trabalhando duro para tentar deixar Hamilton confortável, que, desde o início da temporada, tem tido dificuldades para se adaptar ao SF-25 no momento delicado da frenagem. 

Ferrari SF-25, dettaglio della nuova sospensione posteriore

Ferrari SF-25, detalhe da nova suspensão traseira

Foto de: AG Galli

A adoção da suspensão traseira que deixa o carro mais firme nas acelerações ajuda a tornar o monoposto menos crítico na variação de carga, tanto na frenagem quanto na aceleração, mas as reclamações de Lewis também atingiram o sistema de direção hidráulica, a frenagem do motor e, de forma mais geral, o comportamento da SF-25 na frenagem.

A equipe técnica de Loic Serra tentou analisar aspectos individuais para tentar deixar Hamilton mais confortável: o freio motor da unidade de potência da Mercedes, por exemplo, não era "sentido" porque a ação era combinada com o freio por fio, tornando-o neutro para a percepção do piloto, por mais ativo que fosse.

O inglês, em mais de uma ocasião, queixou-se de ter problemas com seus freios: nada a ver com o material fornecido pela multinacional sediada em Bergamo, mas apenas uma atitude diferente na abordagem da frenagem, com maior modulabilidade da pressão sobre o pedal em comparação com a "mordida" que o material concedia.

A Ferrari, após a experiência positiva em Montreal com Leclerc, também disponibilizou a opção Brembo para Lewis. E a sensação é de que o sete vezes campeão encontrou outra peça útil de equipamento para colocar no lugar.

Lewis Hamilton in battaglia con Kimi Antonelli nel GP del Belgio

Lewis Hamilton em batalha com Kimi Antonelli no GP da Bélgica

Foto de: Peter Fox / Getty Images

Um fato é certo: não houve teste secreto, não foi um novo material que Maranello desenvolveu exclusivamente com a Brembo, mas, pelo que o Motorsport.com apurou, estamos falando de um pad, diferente daquele com o qual as equipes começaram em 2025, que em algum momento foi disponibilizado para as equipes e cada equipe avaliou quando usá-lo de acordo com seus próprios programas de desenvolvimento.

Panca ASSUSTADORA na MotoE, MOTOGP, MÁRQUEZ x VALENTINO, Diogo Moreira e cia: ERIC GRANADO | Sertões

Ouça a versão áudio do PÓDIO CAST: 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1 - Russell: Seria "estupidez" largar na chuva em Spa, "isso não é corrida"
Próximo artigo F1: Novo contrato entre Russell e Mercedes deve ser válido até 2027, diz site

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros