F1: Ferrari encontrou solução para dificuldades de Hamilton?
Na Bélgica, o heptacampeão experimentou uma nova pastilha de freios, o que deixou sua pilotagem um pouco mais confortável

Foto de: Roberto Chinchero

Mynt
Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual
A Ferrari levou atualizações para o GP da Bélgica no último fim de semana, mudanças que, inicialmente, não pareceram surtir nenhum efeito nas dificuldades de Lewis Hamilton com o carro. Porém, na corrida e Fórmula 1, o inglês ficou mais confortável com a pilotagem de seu SF-25 e satisfeito com o resultado.
Em Spa-Francorchamps, o heptacampeão se beneficiou de novas pastilhas de freio. A peça tinha sido testada anteriormente por Charles Leclerc e a mudança o deixou mais confortável:
"Sou muito grato à equipe por me fornecer novos componentes. Alguns deles, aparentemente, Charles já havia testado em Montreal, então ele provavelmente ganhou mais experiência. Para mim, por outro lado, foi a primeira vez".

Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Michael Potts / Motorsport Images
As palavras do britânico deram a entender que se tratava da nova suspensão traseira que, no entanto, como todos sabemos, fez sua primeira aparição na décima terceira etapa, a primeira da temporada de 2025.
A mudança dizia respeito à opção que a Brembo disponibilizou para as equipes após os primeiros GPs deste campeonato, com a introdução de um novo material. O objetivo era oferecer aos pilotos uma modulabilidade de frenagem diferente, para se adaptar aos diferentes estilos de direção entre aqueles que gostam da pisada inicial e aqueles que, ao contrário, preferem gerenciar a frenagem com uma sensibilidade que varia de curva a curva.
A Ferrari pensou em experimentar a pastilha no Canadá com Leclerc, enquanto a solução só foi transferida para Lewis na Bélgica, já que a equipe de Maranello está trabalhando duro para tentar deixar Hamilton confortável, que, desde o início da temporada, tem tido dificuldades para se adaptar ao SF-25 no momento delicado da frenagem.

Ferrari SF-25, detalhe da nova suspensão traseira
Foto de: AG Galli
A adoção da suspensão traseira que deixa o carro mais firme nas acelerações ajuda a tornar o monoposto menos crítico na variação de carga, tanto na frenagem quanto na aceleração, mas as reclamações de Lewis também atingiram o sistema de direção hidráulica, a frenagem do motor e, de forma mais geral, o comportamento da SF-25 na frenagem.
A equipe técnica de Loic Serra tentou analisar aspectos individuais para tentar deixar Hamilton mais confortável: o freio motor da unidade de potência da Mercedes, por exemplo, não era "sentido" porque a ação era combinada com o freio por fio, tornando-o neutro para a percepção do piloto, por mais ativo que fosse.
O inglês, em mais de uma ocasião, queixou-se de ter problemas com seus freios: nada a ver com o material fornecido pela multinacional sediada em Bergamo, mas apenas uma atitude diferente na abordagem da frenagem, com maior modulabilidade da pressão sobre o pedal em comparação com a "mordida" que o material concedia.
A Ferrari, após a experiência positiva em Montreal com Leclerc, também disponibilizou a opção Brembo para Lewis. E a sensação é de que o sete vezes campeão encontrou outra peça útil de equipamento para colocar no lugar.

Lewis Hamilton em batalha com Kimi Antonelli no GP da Bélgica
Foto de: Peter Fox / Getty Images
Um fato é certo: não houve teste secreto, não foi um novo material que Maranello desenvolveu exclusivamente com a Brembo, mas, pelo que o Motorsport.com apurou, estamos falando de um pad, diferente daquele com o qual as equipes começaram em 2025, que em algum momento foi disponibilizado para as equipes e cada equipe avaliou quando usá-lo de acordo com seus próprios programas de desenvolvimento.
Panca ASSUSTADORA na MotoE, MOTOGP, MÁRQUEZ x VALENTINO, Diogo Moreira e cia: ERIC GRANADO | Sertões
Ouça a versão áudio do PÓDIO CAST:
COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.