F1: Ferrari estreia versão 'repaginada' do SF-23 em Ímola
Mudança radical tem como objetivo salvar uma temporada que começou abaixo das expectativas
O GP da Emilia Romagna, marcado para o dia 21 de maio em Ímola. não marca apenas o início da temporada europeia da Fórmula 1 em 2023, tendo ainda um valor importante para o Mundial com a estreia da versão repaginada do SF-23 da Ferrari.
A Scuderia entrou em um programa com o objetivo de levar um carro revisado e corrigido para a primeira corrida em casa do ano, buscando reduzir a diferença para a Red Bull e, principalmente, voltar a ser a segunda força do grid, já que, no momento, está atrás de Aston Martin e Mercedes.
Curiosamente, a Mercedes também deve colocar na pista de Ímola o W14 Evo, aumentando ainda mais a importância da sexta etapa da temporada 2023.
Carlos Sainz, Ferrari SF-23
Photo by: Ferrari
O plano inicial da equipe era ter esse pacote pronto para o GP do Azerbaijão, primeira etapa após a pausa de três semanas devido à ausência da China, mas as peças exigem uma fase maior de produção.
As intervenções que Enrico Caridile vem realizando impactam vários aspectos do carro: sabemos de uma nova asa dianteira e fala-se de uma suspensão traseira que visa um controle maior da distância ao solo graças a um anti-efeito de agachamento sob aceleração. Mas o SF-23 também deve mudar de forma, então podemos esperar uma intervenção nos sidepods.
O carro não deve caminhar na direção do RB19, mas também não deve ser o mesmo desenho que fez da Ferrari um carro único. O objetivo é conseguir trabalhar com a distância mínima ao solo adequada, alinhado com o que é visto no túnel de vento. Os engenheiros haviam focado na busca pela eficiência aerodinâmica, reduzindo a resistência, mas não levaram 100% em conta o porpoising.
O porpoising sob certas velocidades obriga que a parte inferior do carro vermelho seja levantada em relação ao solo para evitar danos ao assoalho e ao asfalto, mas ele vem com uma perda considerável de carga aerodinâmica. Com menos carga, há menos energia ao redor dos pneus e o resultado é um desgaste imprevisível dos pneus, que funcionam em uma janela muito estreita.
Por isso, a Ferrari decidiu mudar os planos de desenvolvimento do SF-23 Inicialmente planejado para algo diluído ao longo do ano, a equipe quis ir com tudo nesse primeiro passo, que consumirá boa parte dos recursos previstos para a temporada.
Não surpreende: é o movimento que tenta salvar o campeonato após um início bem abaixo do esperado. Em Maranello, ainda há a impressão de que o potencial do carro é muito maior do que vimos até agora. Essas atualizações são pensadas para potencializar qualidades "ocultas" do carro.
Frederic Vasseur, Team Principal della Scuderia Ferrari
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Fred Vasseur não iniciou ainda as mudanças exigidas por fora, mas há um plano de revitalização, nomeando a pessoa que substituirá David Sanchez no posto de Chefe de Conceito Veicular. É uma promoção interna, e fontes indicam que é um engenheiro de confiança. Junto com Enrico Cardille no motor e Diego Tondi na aerodinâmica, será formado um triunvirato com o objetivo de colocar novamente a Ferrari no topo.
Charles Leclerc, Ferrari
Photo by: Ferrari
Enquanto isso, Charles Leclerc e Carlos Sainz terão que jogar na defensiva. Em Melbourne a equipe terá novidades. O que fica é uma Ferrari temerosa, que ainda não atingiu seu limite, mas que ainda não se sente derrotada.
Podcast Motorsport.com #222 – ‘Buraco’ da Ferrari é maior que o da Mercedes em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.