Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Emilia Romagna

F1: Ferrari se prepara para melhora em Ímola e traz atualizações

Chefe de equipe, Fred Vasseur, explica que equipe de Maranello está sendo detalhista para etapa na Emilia Romagna, a fim de maximizar o potencial do SF-25

Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari

Após viagens à Oceania, Ásia e América, a Fórmula 1 finalmente retorna à Europa, para Ímola, a poucos quilômetros de Maranello, onde nascem as Ferraris. Um verdadeiro GP em casa para a Scuderia, que, após um início de temporada sem os resultados esperados, torce para que a primeira etapa italiana possa representar uma oportunidade de redenção.

Leia também:

O SF-25 deve se adequar melhor às características de Emilia Romagna se comparado com Miami, onde a Ferrari terminou cerca de um minuto atrás da McLaren, referência absoluta neste início de campeonato. A pista americana impôs vários compromissos em termos de configuração, especialmente para encontrar um equilíbrio entre curvas rápidas e seções mais lentas.

Não é nenhum mistério que, até este ponto da temporada, a Scuderia tenha mostrado certa falta de desempenho nas curvas lentas. No entanto, é importante esclarecer um aspecto: mais do que nos trechos lentos em sentido absoluto, o SF-25 parece sofrer nas curvas de baixa velocidade, caracterizadas por uma longa quilometragem, onde é necessário confiar bastante na dianteira. 

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Isso também ficou evidente em Miami, onde a maior parte do tempo perdido nas seções lentas não ocorreu em curvas fechadas, mas nas curvas longas e sequenciais, onde o carro ainda mostra dificuldade em conter a saída de dianteira, mencionada repetidamente pelos pilotos.

Ímola é uma pista diferente de Miami: a média de voltas ainda é alta e, embora existam algumas seções de média e baixa velocidade que podem desafiar o SF-25, são necessárias menos concessões do que na etapa americana.

Uma das incógnitas será o C6, composto projetado como pneu de classificação para Ímola, que se tornará uma questão central, especialmente para a Ferrari, que em mais de uma ocasião teve dificuldades para extrair todo o potencial do composto mais macio. Em uma pista onde a posição no grid tem um peso específico muito importante, deixando pouco espaço para a estratégia, a volta rápida será crucial.

Frederic Vasseur, Team Principal, Ferrari

Frederic Vasseur, Diretor de Equipe, Ferrari

Foto de: Colin McMaster

As primeiras mudanças da temporada para muitas equipes será nesse fim de semana, incluindo a Ferrari, como Frederic Vasseur previu há algumas semanas. No entanto, não se espera que o pacote da equipe será particularmente substancial: serão principalmente ajustes aerodinâmicos, aguardando outras atualizações planejadas para Barcelona, onde a nova diretriz de flexão da asa dianteira também entrará em vigor.

"Após as seis primeiras corridas, realizadas em três continentes diferentes, começamos a fase europeia do campeonato. Desde o último GP temos trabalhado intensamente em Maranello, cuidando de cada detalhe antes da próxima corrida, com o objetivo de maximizar o potencial do nosso pacote e colocar Charles e Lewis na melhor condição possível para se expressarem em uma pista exigente. Além disso, poderemos contar com o apoio de nossos fãs italianos, e estamos muito felizes com isso", disse Vasseur na véspera da etapa italiana.

A Ferrari não quer criar ilusões, mas espera que, em sua própria terra, possa pelo menos tentar dar alguma alegria aos seus fãs.

RBR tem vida sem MAX e Horner? HAMILTON TOMANDO 'SURRA'? McLaren, BORTOLETO e mais | FELIPE GIAFFONE fala de F1, Indy 500, Truck e NASCAR

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

  • Spotify
  • Deezer 
  • Amazon Music
  • Apple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Gianluca D'Alessandro
Fórmula 1
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Newey revela que Red Bull tem "um dos piores túneis de vento"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros