F1: FIA não deve dar superlicença a Herta. Isso beneficia Drugovich?
Campeão da F2, brasileiro começa a definir futuro e é especulado como titular da Alpine e reserva da Aston Martin, podendo também pintar na AlphaTauri; veja

Em meio à indefinição do mercado de pilotos da Fórmula 1 para 2023, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) afirmou ao Motorsport.com, através de um porta-voz, que não será "pressionada" pelas equipes da categoria quanto à flexibilização dos critérios da superlicença, indicando que o norte-americano Colton Herta não deve obter o documento necessário para competir na elite do esporte a motor mundial, na qual ele é desejado pela AlphaTauri.
O astro da Andretti na IndyCar é cobiçado pelo 'time B' da Red Bull na F1 e o chefe da equipe principal, Christian Horner, deixou claro que o piloto dos Estados Unidos é o nome preferido para substituir Pierre Gasly caso o francês vá para a Alpine, na vaga deixada por Fernando Alonso.
O espanhol vai assumir o assento do futuramente aposentado Sebastian Vettel, já que o alemão vai pendurar as luvas no fim de 2022, de modo que a escuderia azul deseja Gasly para preencher o cockpit de companheiro do francês Esteban Ocon, contratado até o fim de 2024.
Entretanto, a Red Bull informou que só deve negociar Gasly caso Herta obtenha a superlicença e possa substituir o francês. Portanto, o mercado vive um impasse: como apurou o Motorsport.com, o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, deve vetar a superlicença de Colton.

Colton Herta, Andretti Autosport w/ Curb-Agajanian Honda
Photo by: Michael L. Levitt / Motorsport Images
Como isso impacta Drugovich?
Com isso, a Alpine pode ter de pensar em um 'plano B' para o caso de não contratar Gasly. Neste sentido, uma das opções é o brasileiro Felipe Drugovich, recém-coroado campeão da F2 com o time MP Motorsport e perto de ser reserva da Aston -- na tarde de domingo, veio a confirmação.
De todo modo, segundo informou o portal alemão Auto Motor und Sport, o staff do paranaense já fez contatos com a equipe francesa, de modo que as negociações podem avançar caso Gasly não saia da AlphaTauri -- o francês, aliás, até já foi confirmado pelo time italiano para 2023.

Pierre Gasly, AlphaTauri
Photo by: Red Bull Content Pool
Entretanto, outros pilotos bateram na porta da Alpine, como destacado pelo chefe da escuderia, Otmar Szafnauer. Questionado sobre interesse na vaga deixada por Alonso e negada pelo australiano Oscar Piastri, que vai para a McLaren no lugar do compatriota Daniel Ricciardo, o dirigente romeno-americano afirmou que foi contatado por diversos competidores interessados no assento.
Uma das opções é o próprio Ricciardo, que guiou pela então Renault em 2019 e 2020 antes de ir para a McLaren. Além disso, o alemão Mick Schumacher, ameaçado na Haas, também foi um nome ventilado.
Nas outras equipes, o mercado parece mais encaminhado, com o holandês Nyck de Vries como favorito para assumir o posto do canadense Nicholas Latifi na Williams e o alemão Nico Hulkenberg sendo considerado favorito para a vaga ao lado do dinamarquês Kevin Magnussen na Haas. Veja:
Equipe | Unidade de potência | Pilotos |
---|---|---|
![]() |
Ferrari | ![]() |
![]() |
||
![]() |
Red Bull | ![]() |
![]() |
||
![]() |
Renault | ![]() |
![]() |
||
![]() |
Mercedes | ![]() |
![]() |
||
![]() |
Ferrari | ![]() |
![]() |
||
![]() |
Ferrari | ![]() |
![]() |
||
![]() |
Mercedes | ![]() |
![]() |
||
![]() |
Mercedes | ![]() |
![]() |
||
![]() |
Red Bull Powertrains | ![]() |
![]() |
||
![]() |
Mercedes | ![]() |
![]() |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.