Análise
Fórmula 1 GP da Bélgica

F1: Haas? Alpine? Veja as opções para Ricciardo em 2023

Segundo ESPN, Gunther Steiner entrou em contato com piloto durante GP da Hungria. Confira outras oportunidades

Daniel Ricciardo, McLaren

Nesta quarta-feira (24) foi anunciado oficialmente que Daniel Ricciardo não estará mais com a McLaren para o campeonato de 2023 da Fórmula 1, apesar de piloto e equipe terem contrato valendo até o final da próxima temporada.

Segundo a ESPN, Gunther Steiner ligou para o piloto australiano pouco antes do fim de semana do GP da Hungria. A equipe norte-americana tem vínculo com Kevin Magnussen, mas não tem nada garantido ainda com Mick Schumacher.

Leia também:

Além da Haas, qual seria outro possível destino de Ricciardo?

Fernando Alonso, Alpine A522

Fernando Alonso, Alpine A522

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Alpine

Considerando o quão ruim foi a saída do australiano da Renault no final de 2020, retornar apenas dois anos depois pareceria impensável.

É importante notar que muita coisa mudou em Enstone desde a última passagem de Ricciardo, além do nome da equipe e da cor do carro. A gestão da equipe também é diferente: Cyril Abiteboul, Alain Prost e Marcin Budkowski saíram, e a gestão é agora composta por Otmar Szafnauer como chefe de equipe e Laurent Rossi como CEO.

A Alpine seria, sem dúvida, a opção mais competitiva para Ricciardo no futuro próximo. A equipe está atualmente em quarto lugar no campeonato de construtores e tem sido mais consistente que a McLaren nos últimos tempos. De fato, pode ser um passo à frente para Ricciardo, além de oferecer a ele um retorno a uma equipe oficial.

Zhou Guanyu, Alfa Romeo C42

Zhou Guanyu, Alfa Romeo C42

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Alfa Romeo

Com todos os grandes assentos ocupados, o próximo melhor destino para Ricciardo parece ser a Alfa Romeo. A equipe assinou um contrato plurianual com Valtteri Bottas que começou nesta temporada, deixando o único lugar vago para o próximo ano que atualmente é ocupado por Guanyu Zhou.

O chinês impressionou todo o paddock da F1 com suas performances em sua primeira temporada, marcando um ponto em sua estreia no Bahrein e terminando frequentemente perto do top-10. Mas quando um piloto como Ricciardo aparece livre no mercado, é difícil não reagir. O Motorsport.com apurou que existe um acordo para que a entrada da Audi na F1 ocorra por meio da Sauber - que gerencia a equipe Alfa Romeo - a partir de 2026, o que é um grande impulso para o futuro do time suíço.

Então, a Alfa Romeo poderia ser a melhor aposta de longo prazo de Ricciardo? Ele teria 36 anos quando a Audi chegar ao grid, o que significa que seria um exagero para ele estar agora esperando o fabricante alemão.

No entanto, mesmo no curto prazo, a Sauber pode oferecer o tipo de mudança que Ricciardo precisa. Vimos claramente como essa mudança rejuvenesceu Bottas, permitindo que ele - em suas próprias palavras - aproveite a F1 mais do que nunca e sinta que tem uma contribuição maior. Também seria importante para a Alfa Romeo formar sua formação com dois pilotos que sabem o que é ganhar corridas.

Alex Albon, Williams FW44, Daniel Ricciardo, McLaren MCL36

Alex Albon, Williams FW44, Daniel Ricciardo, McLaren MCL36

Photo by: Alessio Morgese

Williams

É um princípio semelhante que também se aplicaria à Williams. A equipe saiu do marasmo e se tornou mais competitiva ultimamente, ajudada pela estabilidade financeira proporcionada pelo seu novo proprietário, Dorilton Capital. No entanto, ainda está longe de ser a grande equipe que foi no passado.

A Dorilton quer construir sua imagem na América, então o piloto americano de Fórmula 2 Logan Sargeant é uma escolha óbvia para o próximo ano se ele puder manter sua forma recente. No entanto, Ricciardo é indiscutivelmente o piloto mais comercializável da América, dada sua presença em Drive to Survive e seu amor pelo país. Seria uma contratação de luxo para os novos proprietários, possivelmente a mais importante para a Williams desde Felipe Massa em 2014 após sua saída da Ferrari.

RICCIARDO de volta à ALPINE? RICO PENTEADO analisa pontos FORTES e FRACOS do piloto e FUTURO na F1

Podcast #192 – Sequência de corridas decidirá campeonato da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Após confirmar saída da McLaren, Ricciardo não sabe qual será seu futuro na F1
Próximo artigo TELEMETRIA: Rico Penteado analisa favoritos em Spa e saída de Ricciardo da McLaren

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil