F1 - Hamilton detona fiasco com limites de pista na Áustria e cobra mudanças: "Isso não é automobilismo"
Heptacampeão criticou fato de ter que ficar pilotando e comentando pelo rádio quando que um carro da frente escapava da pista
A Mercedes viveu um fim de semana atribulado no GP da Áustria de Fórmula 1. Após uma trajetória de ascensão depois da introdução das atualizações do W14 em Mônaco, o time alemão viu uma etapa bem diferente no Red Bull Ring, atrapalhada ainda mais com a polêmica dos limites de pista, algo que irritou particularmente o heptacampeão Lewis Hamilton.
Após a etapa do principado, a Mercedes acumulava bons resultados, com um pódio duplo na Espanha e mais um top 3 para Hamilton no Canadá, mas o ritmo da equipe deu um grande passo atrás na Áustria, com o heptacampeão e George Russell terminando em oitavo e sétimo, respectivamente.
Para Hamilton, o sofrimento da Mercedes foi "definitivamente surpreendente" após o bom momento vivido pela equipe.
"Definitivamente não esperava que estaríamos mal assim hoje. Não tenho uma resposta para isso. É definitivamente surpreendente, mas a sensação do carro era a mesma de todo o ano passado, então não é a maior surpresa. O carro estava diferente em relação às duas últimas corridas, que foram bem, bem melhores que hoje".
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
Os problemas de Hamilton para lidar com o carro foram aumentados com um excesso de modificações na asa dianteira que visavam estabilizar a traseira do W14. Com isso, ele disse que sofreu para se manter na pista nas curvas 9 e 10, levando uma punição de 5s.
Após a corrida, ele foi penalizado ainda uma segunda vez, colocando-o em oitavo na classificação final.
"Sabíamos que a traseira seria bem ruim aqui, então tiramos muito da asa dianteira para manter o balanço para que pudéssemos fazer as simulações de corrida. Mas fizemos até demais, e eu sofria bastante nas duas últimas curvas. Na chegada à curva 10, eu escorregava e não tinha o que fazer".
Hamilton foi o primeiro, mas não foi o único penalizado por violar os limites de pista, com a FIA sofrendo para analisar as 1200 potenciais infrações no último setor. O protesto da Aston Martin foi aceito e causou várias modificações ao resultado.
"Acho que eles precisam encontrar uma nova solução para a pista. Anos atrás, quando não tínhamos esse problema com limite de pista, era mais gostoso de guiar aqui. É estranho guiar e ter que basicamente comentar sobre o carro da frente, porque é isso que a equipe quer de você. Mas isso não é automobilismo, não é corrida, sabe?".
"[Lando] estava saindo tanto da pista que era insano. Assim que ele me ultrapassou, ele saiu pelo menos umas 10 vezes, e Pérez também. Obviamente eles saíram e não receberam nada".
Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.