F1: Hamilton diz que regras de 2021 precisam de "sérias mudanças"
Pentacampeão da Fórmula 1 participou de reunião sobre os novos regulamentos e fez duras críticas ao processo em curso
Depois de participar de uma reunião sobre os regulamentos da Fórmula 1 para a temporada 2021, Lewis Hamilton disse que o esboço das novas regras não está "nem perto de onde deveria estar" e precisa de "mudanças sérias".
As discussões sobre as principais mudanças nas regras começaram em abril de 2018, mas as equipes mantêm uma série de preocupações sobre as últimas propostas e a reunião de Paris, realizada duas semanas atrás, alterou o prazo para finalizar os regulamentos até outubro. Por enquanto, o que há é uma ideia geral do conceito do carro do futuro (veja na galeria no fim desta matéria).
Além de Hamilton, Nico Hulkenberg, da Renault, e Alex Wurz, presidente da Associação de Pilotos do GPs, foram os representantes dos pilotos no último encontro, que também contou com chefões da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e da F1.
Questionado pelo Motorsport.com sobre a ocasião, Hamilton disse que "foi animador que nos permitiram estar lá", mas criticou o estágio atual das discussões. "Eles foram muito, muito acolhedores, o que foi ótimo", disse ele. "Eu espero que eles continuem a ter pilotos nas reuniões”.
"Eles estenderam o prazo, o que acho necessário, porque não estão nem perto de onde deveriam estar, na minha opinião. Eles têm que fazer mudanças sérias nas decisões que já tomaram para 2021".
"Por muitos e muitos anos eles nunca quiseram pilotos naquela sala", prosseguiu Hamilton. "Eu acho que é por isso que nunca tinha acontecido. Porque eles são engenheiros e os caras que tomam as decisões. E nós somos ‘apenas’ pilotos”.
“Mas sabemos como o carro reage e temos críticas que podem ajudar. Você não pode fazer uma mudança na regra sem ter todos os fatos por trás, sem saber qual o efeito que terá. Então nós fomos lá para tentar ajudar nisso. Se eles tiverem uma ideia ruim, podemos dizer: 'Na verdade, isso seria terrível no carro'.”
Hamilton disse que um elemento que é positivo é o compromisso da F1 com "um pacote aerodinâmico que terá um impacto real sobre [carros] seguindo um ao outro". No entanto, ele afirmou que quer que o carro da geração 2021 seja menor e replique "a velocidade dos carros no início dos anos 2000".
"Ainda precisa ser a F1, o auge do esporte a motor com os carros mais rápidos do mundo", disse Hamilton. "Espero que com a gente como parte disso, possamos fazer uma mudança muito legal. E não é só isso: o formato do fim de semana pode mudar um pouco para os fãs. Há todas essas coisas que podem ser melhores".
Hulkenberg ecoou as opiniões de Hamilton de que a aerodinâmica das regras de 2021 é animadora: "Os carros serão rápidos, o problema é que você não consegue se aproximar de um outro", ponderou o alemão.
"Mas eu acho que, nas regras de 2021, essas coisas serão abordadas de forma adequada. Eu tenho fé que no lado aerodinâmico, que é o mais importante, tudo será corrigido e ajustado do jeito certo”, completou o piloto da Renault.
GALERIA: Conceito dos carros de 2021 da Fórmula 1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.