F1: Horner explica decisão da Red Bull em pitstop de Verstappen antes do safety car no GP do Azerbaijão
O chefe da equipe de Fórmula 1 da Red Bull, Christian Horner, disse que a equipe não esperou que o abandono de Nyck De Vries causasse um safety car antes de chamar Max Verstappen para um pitstop
O líder do campeonato de Fórmula 1 de 2023, Max Verstappen, foi chamado aos boxes na volta 10 do Grande Prêmio do Azerbaijão depois de começar a ter degradação nos pneus traseiros e ser pressionado pelo companheiro de equipe Sergio Pérez. Momentos antes da decisão, Nyck de Vries, da AlphaTauri, parou na pista depois de cortar a parede na curva 5 e, quando o safety car foi trazido, o tiro saiu pela culatra para a Red Bull. O chefe da Red Bull, Christian Horner, explicou o que aconteceu no momento da decisão da equipe em chamar o piloto para os boxes.
Com Verstappen caindo para terceiro, Pérez e Charles Leclerc conseguiram fazer pitstops durante o período de safety car e ficar à frente do holandês. Enquanto o campeão mundial teve pouco trabalho para ultrapassar Leclerc no reinício da corrida, o tempo do pitstop significou que Pérez teve uma corrida clara para a vitória.
Foram levantadas questões sobre por que a Red Bull decidiria colocar Verstappen sabendo que havia um carro parado na pista, especialmente em um circuito de rua estreito de Baku, onde as intervenções do safety car, usalmente, são frequentes.
“Naquele momento, decidimos colocar Max nos boxes porque ele estava começando a ter um pouco de degradação nos pneus traseiros e Checo estava logo atrás dele”, disse Horner.
"Então, decidimos do ponto de vista estratégico que era o momento ideal para fazer a parada".
A Red Bull não notou que o AlphaTauri sofreu danos que impossibilitaram o piloto de continuar na corrida. "Pelo o que vimos, todas as quatro rodas estavam no carro, ele não havia batido na barreira e o motor estava funcionando”, acrescentou Horner.
Nyck de Vries, AlphaTauri AT04, retires from the race
Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images
"Parecia que ele engataria a ré e continuaria, então você nunca esperaria que isso fosse para um safety car. Normalmente, se você vê um carro nas barreiras aqui, é um safety car, mas não havia sinal dele".
"Foi apenas depois, nos replays, que você foi possível ver que a haste estava quebrada."
A Red Bull até considerou trazer Perez também para uma parada dupla para evitar ser prejudicado por Leclerc.
"Estávamos em um estágio e estávamos conversando sobre nos preparar para uma parada dupla. Foi uma daquelas coisas que às vezes você tem sorte e às vezes não."
Depois de um stint final sem intercorrências com pneus duros, Pérez e o líder do campeonato, Verstappen, garantiram a terceira dobradinha da Red Bull na temporada, com Pérez diminuindo a diferença para Verstappen para seis pontos.
PÓDIO AO VIVO: Pérez 'anula' Verstappen e vence! Tudo sobre o GP do Azerbaijão
Aston Martin-Honda? RICO PENTEADO fala de "foto misteriosa", IMPACTO do acordo na F1 e mais; assista
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.