F1: Hyundai estaria interessada em adquirir Alpine, diz revista; ex-chefe pode voltar a categoria
Após saída de Luca de Meo como CEO da Renault, marca sul-coreana estaria pensando em comprar equipe da principal categoria do automobilismo
De acordo com a revista australiana Auto Action, a Hyundai estaria interessada em comprar a equipe Alpine de Fórmula 1. A história vem depois de Luca de Meo deixar o cargo de CEO da Renault, na semana passada. A situação é interessante pois a divisão de automobilismo da marca sul-coreana é chefiada por Cyril Abiteboul, que já foi chefe de equipe da Renault na F1.
A história de Abiteboul pode ter uma reviravolta interessante. Ele foi inesperadamente demitido por De Meo em janeiro de 2021, quando a Renault mudou o nome para Alpine na F1. Mas agora o francês pode voltar à categoria com um novo empregador.
O destino da Alpine se tornou incerto desde a saída de De Meo, que se mudará para o Grupo Kering em 15 de julho. A nova administração da Renault pode decidir vender a equipe, o que daria liberdade à Hyundai.
A entrada da marca significaria uma grande mudança no campo. A Alpine usará motores Mercedes a partir de 2026, depois que De Meo desligou a divisão de motores de F1 da marca. A equipe perdeu o status de fábrica, o que poderia torná-la mais atraente para compradores. Se a Hyundai realmente adquirisse a Alpine, Abiteboul poderia receber alguma indenização pela demissão anterior.
Além disso, seria um momento histórico, já que uma montadora coreana nunca esteve na F1. A Hyundai tem um histórico comprovado em várias modalidades de automobilismo, incluindo WRC e TCR. A marca poderia agora tentar a participação na categoria principal se conseguir fechar um acordo com os franceses.
RBR e cia AMEAÇAM McLAREN? E Bortoleto? Drugo 'na' Cadillac, F1 na Áustria: TELEMETRIA RICO PENTEADO
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate principais rumores do mercado de pilotos da F1 2026:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.