F1: Influência de Newey na Red Bull vai (muito) além do design do carro; entenda
Horner analisa papel do engenheiro no sucesso da Red Bull e como sua função evoluiu ao longo dos anos
Adrian Newey é uma figura central na ascensão da Red Bull desde a entrada da equipe na Fórmula 1, assumindo a entrada da Jaguar em 2005, até o status de supertime obtido nos anos seguintes. E segundo Christian Horner, a contribuição do britânico à equipe austríaca vai muito além de seu input no design do carro, com a presença do engenheiro sendo também uma inspiração.
Com a Red Bull tornando-se apenas a quinta equipe com 100 vitórias na F1, graças ao triunfo de Max Verstappen no GP do Canadá, entrando em um seleto grupo com Ferrari, McLaren, Williams e Mercedes, o time austríaco vem refletindo sobre suas conquistas.
Em uma entrevista exclusiva com o Motorsport.com, Horner elogiou os esforços de Newey para tornar a Red Bull uma operação vencedora, levando três anos para o primeiro triunfo após sua chegada em 2006, vindo da McLaren, sendo impulsionado pela mudança no regulamento de 2009.
Horner também explicou como que o papel de Newey mudou ao longo dos anos, mesmo que seu título - CTO, chief technical officer (chefe técnico) - não tenha, com o engenheiro supervisionando todo o departamento técnico da Red Bull, que é liderado pelo diretor técnico Pierre Wache desde 2018.
Newey assinou uma renovação com a Red Bull, de duração desconhecida, logo após o início da temporada 2023, e agora sua função inclui trabalhar nos detalhes de design da equipe de F1, no desenvolvimento da divisão de motores, a Red Bull - Ford Powertrains, e os negócios da divisão de Tecnologia Avançada.
"Adrian tem contribuído de forma fenomenal a todo o sucesso que tivemos", disse. "Claro, nos primeiros dias, dependíamos muito de Adrian, e eu juntei uma equipe ao redor dele que pudesse levar as coisas de seus desenhos ao carro o mais rápido possível".
Adrian Newey, Red Bull Racing
Photo by: Red Bull Content Pool
"E com a grande mudança no regulamento e o apoio de pessoas como Rob Marshall e outros nomes importantes na organização entre 2010 e 2013, ele fez um trabalho incrível para nós. Ele ficou um pouco desiludido na era híbrida, sem ter a habilidade de competir".
"E, obviamente, quando o motor ficou mais competitivo, seu entusiasmo pela F1 voltou. Ele é um componente chave, mas, claro, tudo evolui, e acho que um dos segredos do sucesso é como o grupo evoluiu".
"O grupo de aerodinâmica, com Pierre Wache trabalhando ao lado de Adrian, está se beneficiando da experiência dele sem necessariamente depender dele. Ele é uma pessoa inspiradora para todos os engenheiros dentro da equipe, especialmente os jovens que estão chegando. Ele adora trabalhar com os jovens e com coisas desafiadoras".
"Então, ele tem um óbvio papel chave no sucesso dessas 100 vitórias, mas essa função, assim como todas as outras, evoluiu ao longo dos anos".
VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #236: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.