F1 - Leclerc: Testes em Zandvoort tornaram carro da Ferrari mais do estilo de Sainz
Monegasco falou do que precisa para se acostumar ao 'novo' SF-23
Charles Leclerc credita a melhora recente da Ferrari na temporada 2023 da Fórmula 1 aos extensos testes feitos no mês passado em Zandvoort, mas admite que as mudanças realizadas no SF-23 fizeram com que o carro ficasse mais ao estilo do companheiro de equipe, Carlos Sainz.
O espanhol encerrou a sequência de vitórias de Max Verstappen e da Red Bull em Singapura com direito à sua segunda pole consecutiva, enquanto Leclerc foi apenas o quarto devido a um problema de pit stop.
Enquanto o ondulado circuito de rua de Marina Bay e suas zebras agressivas forçaram a Red Bull a aumentar a altura do carro, levando a uma queda de performance vista pelo paddock apenas como temporária, a Ferrari parece ter avançado em comparação ao primeiro semestre.
Leclerc reconhece que a utilização do GP da Holanda em agosto para fazer extensos testes de ajustes do carro foi chave nessa mudança de forma, com a Ferrari finalmente conseguindo 'domar' o imprevisível e difícil de guiar SF-23.
"Eu realmente espero que seja possível repetir [o resultado] em Suzuka, e mal posso esperar por isso", disse Leclerc em Singapura. "Se pudermos fazer isso, será um ótimo sinal para o futuro. Em Zandvoort fizemos testes demais. Em Monza, queríamos reconfirmar esses testes e a compreensão que tínhamos do carro".
"A partir daqui, aplicamos tudo e parece que demos um grande passo adiante. Tendo dito isso, Singapura é historicamente uma boa pista para nós, então precisamos de mais uma corrida para ver se realmente demos esse avanço de forma consistente ou se foi algo único".
A Ferrari introduziu um novo assoalho em Miami como parte de um caminho de desenvolvimento concebido para tornar o carro mais previsível, mas Leclerc reconhece que a equipe precisou depender mais de mudanças no ajuste para tornar o SF-23 melhor.
Charles Leclerc, Ferrari SF-23
Photo by: Ferrari
Isso fez com que ele sofresse para igualar o ritmo de Sainz, com o monegasco tendo que se despedir de um SF-23 com sobresterço, mais de sua preferência, porque o carro ficava mais 'irritadiço'.
"É ótimo ter Carlos em tal forma, porque isso me força a entender melhor meu estilo de pilotagem, tentando encaixar com o carro", disse Leclerc. "Não estou completamente confortável com ele no momento, um pouco subesterço demais para o meu gosto e eu estou sofrendo para entendê-lo".
"Por causa da imprevisibilidade do carro, não posso ter o sobresterço que eu gosto. Há trabalho pela frente, mas primeiro é ótimo ver que a competitividade parece estar ali. Agora depende de mim alcançar".
"Temos esse carro bem imprevisível e, por causa dessa imprevisibilidade, precisamos estar no lado seguro dos ajustes. Não podemos ter um carro com muita dianteira, porque quando ele dá um estalo, você perde muita aderência e ele fica difícil de guiar".
"Não é que é um carro com muito subesterço, mas você precisa disso para que ele seja previsível, e isso é difícil".
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #248 – Ferrari ‘passa pano’ para Leclerc e subestima Sainz?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.