F1: Mercedes analisa 'fracasso' das últimas temporadas de Hamilton

Mesmo sem títulos desde 2021 e grandes dificuldades, Toto Wolff acredita que os últimos anos não podem ser considerados um "fracasso"

Toto Wolff, chefe de equipe e CEO da equipe Mercedes-AMG F1, observa Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15, saindo da chicane da piscina

Para Toto Wolff, mesmo que as últimas temporadas da Mercedes e Lewis Hamilton não tenham sido como esperado, o tempo não deve ser classificado como um "fracasso" na Fórmula 1.

Leia também:

Dos seis títulos (2014-2015 e 2017-2020), 84 vitórias, 78 pole positions e 153 pódios conquistados pelo britânico com as cores da marca alemã, a maioria foi obviamente conquistada entre 2014 e 2021, quando a equipe lutava por títulos mundiais.

O período que se seguiu, marcado pela mudança malsucedida nos regulamentos que colocou o efeito solo de volta no centro do debate, foi logicamente muito menos próspero, com Hamilton registrando duas vitórias, uma pole e 20 pódios.

Perguntado se esses três anos difíceis poderiam lançar uma sombra sobre seus sucessos passados conjuntos, Toto Wolff respondeu: "Esse é o esporte a motor mais competitivo do mundo e tivemos a sorte de ganhar oito títulos consecutivos do campeonato mundial [de construtores].  Isso nunca foi feito antes em nenhum outro esporte, e Lewis ganhou sete campeonatos de pilotos [incluindo um com a McLaren em 2008]".

"Você não pode extrapolar pensando que sempre vai vencer ou que estará na disputa por todos os campeonatos. Isso não existe. As regras foram alteradas duas vezes [em 2017 e 2019] e mantivemos nosso nível de desempenho e conquistamos títulos. Então, infelizmente, tropeçamos nos novos regulamentos de 2022".

"Até agora, simplesmente não conseguimos ter um desempenho consistente e oferecer aos pilotos [um carro] que seja previsível, tenha força descendente suficiente, não salte, tenha um manuseio aceitável, onde a degradação dos pneus possa ser gerenciada da maneira correta e os pneus não estejam com temperatura muito alta ou muito baixa. É assim que o esporte funciona. É muito simples".

La dernière photo de famille de Lewis Hamilton avec Mercedes.

A última foto de família de Lewis Hamilton com a Mercedes.

Foto de: Colin McMaster / Motorsport Images

"Sabe, não sei onde li ou ouvi isso, mas perguntaram a um jogador de basquete se ele achava [...] que sua temporada tinha sido um fracasso. Ele respondeu: [...] 'Michael Jordan jogou 12 temporadas ou algo assim, ganhou seis campeonatos... As outras seis temporadas foram um fracasso?'"

Wolff está se referindo aqui a uma pergunta feita ao jogador do Milwaukee Bucks Giánnis Antetokoúnmpo em uma coletiva de imprensa da NBA, após a eliminação de sua equipe na primeira rodada dos playoffs em abril de 2023 contra o Miami.

Quando perguntado por um jornalista se, diante desse resultado, ele via essa temporada como"um fracasso", o grego deu uma longa resposta, tentando conter sua irritação, que incluiu a seguinte citação: "Michael Jordan jogou 15 anos, ganhou seis campeonatos; os outros nove anos foram fracassos?"

Estivemos juntos por 12 temporadas e ganhamos oito [campeonatos de construtores]. As outras temporadas foram um fracasso?

Wolff continua: "Estivemos juntos por 12 temporadas e ganhamos oito [campeonatos de construtores]. As outras foram fracassos? Terminamos em terceiro há dois anos, terminamos em segundo no ano passado, sabendo que não vencemos uma corrida [em 2023], e vencemos [quatro] este ano".

"Portanto, nem tudo é um fracasso. Tem sido uma grande aventura para a Mercedes e para Lewis. E vamos tentar fazer melhor. Estamos tentando melhorar a cada dia, a cada fim de semana. Será a mesma coisa na próxima temporada, e depois na temporada que todos estão esperando em 2026".

Quanto ao fato de que Hamilton agora estará vestindo as cores da Ferrari, Wolff acrescentou: "Lewis não vai desaparecer. Ele estará no grid com uma Ferrari. Não estamos perdendo a pessoa, estamos apenas perdendo o piloto".

"Mas estamos embarcando em um novo futuro. Temos um piloto de 18 anos [Kimi Antonelli] e um piloto de 27 anos [George Russell] que estarão em nossas equipes. Isso é muito estimulante. Ao mesmo tempo, pessoalmente, desejamos a Lewis tudo de bom. E talvez um carro um pouco mais lento. Mas, mesmo assim, é uma decisão que ele tomou. E estamos de acordo com isso".

BORTOLETO tem desempenho “EXCELENTE” em testes da SAUBER em Ímola; saiba TODOS os DETALHES

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com analisa o que Hamilton pode esperar na Ferrari

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

In this article
Fabien Gaillard
Fórmula 1
Lewis Hamilton
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Norris: McLaren deve focar em vencer com facilidade
Próximo artigo F1 - Horner analisa início de produção de motores Red Bull: "Não se deve subestimar o desafio"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros