Fórmula 1 GP do Canadá

F1 - Mercedes otimista com potencial para 2024: “linha de desenvolvimento bastante rica”

Diretor de engenharia da equipe, Andrew Shovlin vê grandes possibilidades de evolução com desenvolvimento de suspensão

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14

Espera-se que a Mercedes coloque ênfase na atualização de sua suspensão paraa temporada de  2024 da Fórmula 1, tendo “percebido que há uma rica costura de desenvolvimento”, de acordo com Andrew Shovlin.

Lewis Hamilton e George Russell reclamaram da falta de confiança no eixo traseiro do W14. Isso se deve em parte ao fato de o cockpit ter sido colocado mais à frente em relação aos anos anteriores, mas qualquer resolução terá que esperar a construção de um chassi totalmente novo para a próxima temporada.

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Por meio de uma correção mais imediata para o manuseio ‘nervoso’, como parte de seu grande pacote de atualização que trazia sidepods mais convencionais, a Mercedes instalou uma suspensão dianteira atualizada para o GP de Mônaco no mês passado.

O wishbone reposicionado foi projetado principalmente para funcionar com o novo conceito de sidepod, melhorando o fluxo de ar e o resfriamento. Mas a maior capacidade de ajuste de geometrias também melhorou a estabilidade.

Diretor de engenharia da Mercedes, Shovlin disse: “É o caso de tentar jogar com essas geometrias para obter uma influência na plataforma aerodinâmica para tentar obter um pouco mais de estabilidade no carro.

“Provavelmente nos deu mais liberdade porque o problema que sempre tivemos antes disso era obter um bom front-end quando você precisava dele no ápice e boa estabilidade de entrada quando você freava forte e fazia curvas.

"Esse compromisso sempre foi algo que não conseguimos resolver. Você sempre fica com uma traseira fraca na entrada ou uma frente ruim no ápice da curva. Então, espero que isso nos tenha movido na direção certa."

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, 2nd position, arrives in Parc Ferme

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, 2nd position, arrives in Parc Ferme

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

No entanto, como esses ajustes chegaram no meio da temporada para se adequar ao conceito original e durante uma era de limite de custo, eles sempre terão um elemento de compromisso.

Como tal, Shovlin espera que a suspensão sob medida, principalmente na parte traseira do carro, seja um ponto de foco importante para a Mercedes em 2024 quando o limite de orçamento e as restrições de testes aerodinâmicos forem redefinidos.

Ele explicou: "Fundamentalmente, fizemos uma nova suspensão este ano. As suspensões são coisas caras para trazer para o carro. Então, a realidade é com o limite de custo, estamos sempre olhando para a situação do campeonato.

"Não sabemos o quanto faremos. Não esperaria que daríamos grandes passos.

"O que percebemos é que, na verdade, existe uma linha de desenvolvimento bastante rica aqui que podemos começar a observar. Portanto, esses programas estão funcionando.

"Mas o desafio é sempre como você consegue que a aerodinâmica e a dinâmica do veículo funcionem juntas e otimizem. Cada equipe está preparada para esse tipo de processo.

"Mas é ver onde estão as oportunidades e como você pode juntar os dois para que funcionem como um pacote."

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Matt Kew
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