F1: Mercedes vive recuperação "difícil" por ter tomado "caminhos errados", diz ex-diretor técnico

Lowe acredita que 2026 seja a melhor chance da Mercedes para se recuperação

Lewis Hamilton, Mercedes W15

A Mercedes dominou a Fórmula 1 entre 2014 a 2020, mas a introdução do novo regulamento em 2022 deixou a equipe atrás e, até agora, não conseguiu se recuperar para voltar a lutar por vitórias. E, para o ex-diretor técnico da equipe, Paddy Lowe, o time alemão enfrenta uma recuperação "muito difícil" após tomar "alguns rumos errados".

Uma mudança no conceito do carro para 2024 também parece não ter ajudado a Mercedes a melhorar sua forma, com George Russell dizendo após o GP de Miami que a equipe precisava aceitar que era a quarta mais rápida no momento.

Leia também:

Lowe, que trabalhou na Mercedes de 2013 a 2017, acredita que a equipe tomou algumas decisões erradas do ponto de vista aerodinâmico ao interpretar os regulamentos atuais. O ex-diretor técnico da McLaren e da Williams sugeriu que levaria muito tempo para a Mercedes superar esses contratempos.

Em entrevista ao Motorsport.com, Lowe disse: "Tenho muita empatia por eles e acho que, para ser justo, se você conversar com as equipes que estão indo bem, se elas não forem muito arrogantes, dirão: 'Você deve contar com a sorte neste esporte quando tiver um bom carro e não presumir que isso seja sempre resultado do seu próprio brilhantismo'".

"Essa é uma mensagem que a maioria de nós aprendeu ao longo dos anos. A Mercedes tomou algumas decisões erradas em termos aerodinâmicos. As ferramentas que usamos são incrivelmente sofisticadas, túneis de vento e CFD e assim por diante, mas, ainda assim, são altamente falhas e todas as equipes admitem isso".

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1, Paddy Lowe, Mercedes AMG F1 Executive Director, race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 and Valtteri Bottas, Williams celebrate on the podium

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1, Paddy Lowe, diretor executivo da Mercedes AMG F1, Lewis Hamilton, vencedor da corrida, Mercedes AMG F1 e Valtteri Bottas, Williams, comemoram no pódio

Foto de: Sutton Images

"Portanto, sempre há o risco de você seguir um caminho que não funciona na vida real e, então, você tem que se recuperar, e você pode ver que esse foi o caso da Mercedes. Isso é muito difícil de recuperar em um período de tempo".

"Sua equipe tem um grande número de pessoas e todo o seu maquinário para testes e avaliação de ideias deve produzir tempo de volta diariamente, e se seus concorrentes estiverem fazendo isso e você tiver, digamos, perdido três, quatro, seis meses por qualquer motivo, mesmo que você volte ao caminho certo, é muito difícil produzir tempo de volta a uma taxa maior do que a deles, então você permanece com essa compensação por um longo tempo enquanto tenta recuperá-la".

"Quando olho para a Mercedes, essa é a situação em que ela se encontra", acrescentou Lowe, fundador e atual CEO da empresa de combustível sintético neutro em carbono Zero Petroleum.

Perguntado se ele tinha confiança de que a Mercedes se recuperaria, Lowe disse: "Você pode ou não chegar lá. Pode piorar. Essa é a natureza do esporte e é por isso que é tão fascinante observar o surgimento e o desaparecimento de campeões".

"Impérios se erguem e caem, e eu sempre achei que a F1 era um pouco assim, um pouco como os romanos e os gregos. Há muitos componentes para isso e a complacência pode ser um deles, aliás, e vimos isso com os romanos".

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

"Ficamos muito felizes em 1992, na Williams, por termos vencido a McLaren, que parecia imbatível há alguns anos, e quando você sai e os vence, não consegue acreditar, mas algo mudou e muitas coisas podem contribuir para isso."

Lowe avalia que a próxima grande revisão de regras, em 2026, pode oferecer à Mercedes a oportunidade de que ela precisa para retornar à sua antiga glória.

"Os regulamentos de 2026 serão uma perturbação que a Mercedes está ansiosa para ver se pode perturbar o status quo", acrescentou Lowe.

"Mas, infelizmente, a fórmula atual tem muito a ver com a otimização em um nível micro, além de algumas estruturas básicas que você escolhe, copia ou evolui, e então se trata de otimização, e é muito difícil fazer mudanças drásticas dentro desse espaço".

DETALHES da oferta da MERCEDES a Sainz, o PLANO B da Audi e o PRAZO da decisão. 'Retorno' de Bottas?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #281 - Vitória muda Norris de patamar na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Pablo Elizalde
Fórmula 1
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Sargeant responde aos rumores de Antonelli em sua vaga na Williams
Próximo artigo ANÁLISE F1: O quão 'Red Bull' ficará a Ferrari com atualização de Ímola?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros