F1: Pela primeira vez, Porsche dá versão sobre acordo frustrado com Red Bull
Fritz Enzinger, um dos principais 'comandantes' das ambições do grupo Volkswagen em estar na categoria deixou o cargo e na despedida, tornou público os motivos do cancelamento da parceria
Estar na Fórmula 1 com duas marcas diferentes, esse era o panorama ideal para o Grupo Volkswagen. Isso acarretaria em uma nova estratégia para ambas as marcas de automóveis, de acordo com os executivos da empresa.
Por exemplo, a Porsche precisar triunfar no automobilismo para ser conhecida como "a marca de carros esportivos mais atrativa." Afinal, esse é seu objetivo de marketing. Para Audi, a F1 também aparece em um contexto mais amplo. Segundo a imprensa, a Audi deve se converter cada vez mais em "uma marca premium". Isso significa que os preços subirão e que a Audi também precisará de resultados atrativos para comercializar seus carros. A marca dos quatro aros quer fazer contrapeso a Mercedes na Fórmula 1.
Um aperto de mãos, mas sem assinatura
Como sabemos, as ambições da Audi na F1 estão se tornando realidade. A marca de Ingolstadt obterá exatamente o que deseja, ou seja, uma equipe de fábrica em parceria com a Sauber. A transição começa no ano que vem. Neste sentido, a ida de Frederic Vasseur também é uma benção para Audi. O posto de chefe de equipe ficou vago antes do esperado, o que permite Andreas Seidl definir o quadro geral também antes do previsto.
Não há mais opções para a Porsche na F1?
Mesmo com a ruptura das conversas com a Red Bull, a Porsche deixou claro que seus planos na F1 ainda não terminaram. A marca de Weissach segue vendo valor a ser acrescentado na categoria e está buscando outro sócio. Além disso, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, considera uma missão pessoal trazer novas marcas como a Porsche para a principal categoria do automobilismo.
Como resultado, o 'fogo' ainda não está completamente apagado, mas fontes internas insinuam que atualmente não é mais do que uma chama piloto. A demissão de Enzinger é mais uma indicação disso. Ele foi um dos maiores impulsionadores dos planos da F1. Dentro da Porsche ficou claro que ele não sairia caso algo concreto acontecesse com a Fórmula 1 em curto prazo. Em teoria, a vontade ainda segue na marca, mas as boas opções são escassas no momento.
Bastidores da possível 'volta' da Honda à F1, como montadora ou equipe própria
Podcast Motorsport.com debate os pilotos destacados da F1 2022; ouça já!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.